Agenda Cultural

Museu Regional de Arte recebe a exposição ArsMoriendi

Assim como nas lápides tumulares tem um roteiro sobre a morte, Jomar constrói um roteiro sobre a vida e a memória dos irmãos terceiros do Carmo.

07/08/2019 às 12h03, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

O Projeto “ArsMoriendi – a representação da finitude da vida nas lápides tumulares da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira”, de autoria do curador Jomar Lima, tem lançamento no Museu Regional de Arte (MRA), no Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs). A abertura da exposição está marcada para o dia 8 de agosto, a partir das 15h. Também está prevista uma roda de conversa na programação.

O projeto ArsMoriendi foi aprovado e contemplado com recursos do Fundo de Cultura, do edital Setorial de Patrimônio, vinculado às políticas públicas de fomento a cultura do estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.

A publicação versa sobre as práticas sociais e culturais a partir das percepções, vivências, experiências de Jomar Lima em sua relação cotidiana com patrimônio cultural em Cachoeira, desde as suas lembranças de infância e a sua posterior vontade como cidadão em proteger o bem cultural até o seu priorado na Ordem Terceira do Carmo. Jomar Lima é um artista visual e museólogo e elege a paisagem cultural e social do Recôncavo da Bahia, o fotógrafo faz a extroversão de micro realidades estéticas com o olhar sócio histórico privilegiando o Recôncavo – um entre lugar na Modernidade tardia brasileira).

Assim como nas lápides tumulares tem um roteiro sobre a morte, Jomar constrói um roteiro sobre a vida e a memória dos irmãos terceiros do Carmo, apresentando uma versão de uma leitura da imagem na contemporaneidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade