Acorda Cidade - Dilton Coutinho

22 de Janeiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 07/08/2019 09h21.

Aulas de maquiagem elevam autoestima de pacientes com câncer no Cican

A aposentada Rita Almeida comemorou a oportunidade de participar da atividade.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Aulas de maquiagem elevam autoestima de pacientes com câncer no Cican
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Acorda Cidade

Uma parceria entre o Centro Estadual de Oncologia (Cican) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), por meio dos projetos Sakura e De Bem com Você, capacitou voluntários para ensinar pacientes com câncer a se maquiar. Na terça-feira (6), o grupo realizou uma oficina de automaquiagem com mulheres em tratamento no Cican. Ambos os projetos têm como objetivo elevar a autoestima das pacientes.

Foto: Carol Garcia/GOVBA

“A gente sempre realiza atividades que prezam a questão da autoestima e da qualidade de vida. Já faz três meses que começamos essa conversa e hoje estamos lançando a parceria oficialmente. Vão acontecer oficinas mensais com 12 pacientes do Cican, que vão fazer a inscrição aqui mesmo. Eu tenho certeza que vai ser maravilhoso e vai melhorar muito a autoestima das mulheres acompanhadas por nós”, explicou a coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Cican e co-fundadora do Sakura, Juliana Paranhos.

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O De Bem Com Você existe em 27 países e chegou ao Brasil há seis anos. “Nós sabemos que o tratamento oncológico é agressivo, que tem um impacto na aparência das mulheres e compromete a autoestima num momento em que elas precisam estar mais motivadas. A gente chega com maquiadores voluntários, um kit de produtos, ensina técnicas simples de automaquiagem para minimizar esses efeitos e elas poderem olhar no espelho e gostarem do que veem novamente. Isso acaba tendo um impacto muito positivo no tratamento”, afirmou o presidente da Abihpec, Cláudio Viggiani.

A aposentada Rita Almeida comemorou a oportunidade de participar da atividade. “É saber que a gente merece e que a gente existe. Tem muita gente que até nos discrimina. Isso que estão fazendo é um carinho, dá mais força para viver. Se eu gosto de viver, quanto mais com isso aqui. Me levantou ainda mais”, declarou a paciente, que está em acompanhamento no Cican devido a um câncer de mama.

Os voluntários ganharam certificado pela capacitação e já deram orientações às pacientes durante a oficina. “Dá uma satisfação muito grande estar aqui, participar de tudo isso, trazer um pouco de autoestima para essas pessoas que estão precisando. Ajudar é mais receber do que propriamente doar. É uma troca muito grande”, contou a voluntária Ivana Coutinho.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Brasil registra 1º caso suspeito de coronavírus
Saúde

Brasil registra 1º caso suspeito de coronavírus

A paciente é uma mulher, brasileira, de 35 anos, que veio de Xangai, na China.

Idosos sofrem com altas temperaturas
Saúde

Idosos sofrem com altas temperaturas

Alterações corporais elevam risco de desidratação e mascaram sintomas.

Hospital de Santo Estevão agora tem realização de cirurgias
Saúde

Hospital de Santo Estevão agora tem realização de cirurgias

Os atendimentos irão acontecer todas as terças, das 7h da manhã às 19h e incluem consultas, procedimentos ...

Vídeo

Colbert assume candidatura e diz que vai ganhar junto com Ronaldo Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta quarta-feira 22.01:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram