Acorda Cidade - Dilton Coutinho

10 de Dezembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 05/08/2019 08h59.

O desafio de ser pai

Não sei como se chama, sei apenas que um filho enviou esta carta a seu pai.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Como ser pai nos dias de hoje? O pai deseja que seu filho tenha saúde, seja feliz, constitua sua família e possa progredir em sua vida profissional. Os filhos precisarão ter um pai que os acompanhe em todas as situações da vida. Não sei como se chama, sei apenas que um filho enviou esta carta a seu pai:

“NÃO ME DÊS ordens a todo o momento. Se em vez de mandar, algumas vezes, externasses teus desejos sob a forma de pedidos, eu o faria mais rapidamente e com mais gosto. Cumpra as promessas que fazes, boas ou más. Se me prometes um prêmio deves concedê-lo; assim como um castigo. Não me compares com ninguém, especialmente com meus irmãos. Se tu me colocas acima deles, alguém vai sofrer e se me colocas abaixo, eu é que sofro. Não mudes de opinião a cada momento sobre o que devo fazer. Pensa antes e mantenha a decisão.

DEIXA que eu faça, acertando ou errando. Se fazes tudo por mim, serei um eterno dependente. Nunca pregues uma mentira, nem me peças que eu o faça. Isto criaria em mim um mal-estar e me fará perder a confiança em tudo o que afirmas. Trata-me com a mesma amizade e a mesma cordialidade com que tratas teus amigos. Pelo fato de pertencermos à mesma família não significa que não possamos, também, ser amigos.

NUNCA me ordene fazer uma coisa quando tu mesmo não a fazes. Eu aprendi a fazer sempre e apenas aquilo que tu fazes e não aquilo que tu dizes. Ensina-me a conhecer a Deus e a rezar. Não acredite que o catequista ou o padre possam fazer isto em teu lugar. Tudo o que ensinarem a respeito de Deus nunca entrará em meu coração e em minha cabeça se tu não conheces, e nem amas a Deus”.

NO LIVRO de Eclesiático (3,12-15) lemos: “Filho, ampara teu pai na velhice, não lhe cause desgosto enquanto vive. Ainda que perca a razão, sê tolerante e não o desprezes, tu, que estás em teu pleno vigor. Não será esquecida a gratidão para com teu pai e, em lugar dos pecados, terás os méritos aumentados. No dia da aflição, o Senhor lembrar-se-á de ti; e teus pecados desaparecerão como o gelo ao calor do dia”.

DEUS abençoe nossos pais! Os que celebrarão seu dia junto com os filhos em volta de uma mesa farta e os que vão celebrar seu dia longe dos filhos dando sua vida por eles, porque devem trabalhar para ganhar o pão de cada dia. Deus Pai abençoe nossos pais, estejam aqui na terra ou com Ele lá no céu. Parabéns a você pai!

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Foi sorte ou azar?

Recusou muitas vezes propostas por ele. Não venderia por preço algum.

Artigo

Como lidar com a doença?

O clamor por vida e saúde nunca parou e continua sempre mais intenso.

Artigo

Você sabe agradecer?

É próprio das pessoas educadas agradecer sempre e por tudo.

Vídeo

Aluno da UFRB é acusado de racismo por recusar documento de docente negra Veja mais Vídeos ›

Podcast

Quadro Cá Entre Nós - 07.12 (Viagens)
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram