Acorda Cidade - Dilton Coutinho

24 de Janeiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 19/07/2019 15h15.

Litoral baiano atrai turistas para o espetáculo das baleias jubartes

A temperatura das águas é o principal atrativo e transformou o litoral baiano em área de reprodução das baleias jubartes.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Litoral baiano atrai turistas para o espetáculo das baleias jubartes
Foto: João Ramos

Acorda Cidade

Até novembro deste ano, as águas temperadas e claras do Litoral baiano têm um extraordinário espetáculo a mais. A temporada de observação das baleias jubartes já começou e deve registrar maior concentração de cetáceos até o mês de outubro. Especialistas indicam que cerca de 20 mil baleias passarão pela costa brasileira nesse período.

A temperatura das águas é o principal atrativo e transformou o litoral baiano em área de reprodução das baleias jubartes. Ao longo do litoral da Bahia, é possível observá-las em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré e Caravelas (Abrolhos). O arquipélago de Abrolhos é considerado o maior berçário desses animais que encantam milhares de turistas todos os anos.

Embarcações de turistas partem de Caravelas em direção a Abrolhos, em um deslocamento de aproximadamente quatro horas, até que os visitantes possam assistir ao espetáculo das baleias, seus jatos de água e movimento da cauda. Protegidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Marinha, os animais sentem-se seguros para dar saltos, exibindo até dois terços do corpo, o que faz a alegria dos visitantes.

Segundo Sérgio Cipolotti, biólogo do Projeto Baleia Jubarte, a temporada de avistamento é uma oportunidade para potencializar o turismo no litoral. “É possível desenvolver um turismo de experiência com animais em seu habitat natural, o que gera grande atrativo para as localidades costeiras, além de renda e empregos para as comunidades locais”, destaca.

Cuidados

Para garantir uma atividade turística responsável e que valorize o bem-estar dos animais são necessários alguns cuidados. Antes do embarque, o turista assiste a uma palestra para nivelamento de conhecimentos sobre as baleias, seu comportamento e detalhes sobre a atividade. Depois é distribuído um folder sobre o turismo de observação de baleias.

“Assim, os turistas já embarcam nos cruzeiros de observação com informações prévias e sabendo da legislação que regulamenta esta atividade (Portaria IBAMA N°117)”, pontua Sérgio.

Ainda de acordo com o biólogo, o Projeto Baleia Jubarte capacita, anualmente, marinheiros, mestres de embarcações e agentes de turismo para orientar turistas quanto às normas de avistagem. Esses profissionais acompanham os passeios promovidos por operadoras parceiras do projeto para garantir um contato responsável com os animais.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

'Búzios e Porto Seguro são os destinos mais buscados para o Carnaval', revela pesquisa
Turismo

'Búzios e Porto Seguro são os destinos mais buscados para o Carnaval', revela pesquisa

Levantamento considera as cidades com o maior volume de procura no site da agência online de viagens durante ...

Economia

Limite de compras em free shops sobe para US$ 1mil

Quem ultrapassar o limite pagará tributação especial prevista em lei

Ocupação hoteleira na Bahia registra números elevados neste verão
Turismo

Ocupação hoteleira na Bahia registra números elevados neste verão

Lençóis, na Chapada Diamantina, já bateu 98% de ocupação para o Réveillon, o mesmo ocorrendo com os mun...

Vídeo

Veja o momento da chegada ao HGCA dos suspeitos de participação em sequestro Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta sexta-feira 24.01:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram