Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
14 de Outubro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 18/07/2019 07h27.

De julho até novembro baleias movimentam o turismo de observação no Uruguai

Uruguai está a favor da conservação das baleias e golfinhos respaldados na Lei de Proteção Ao Ambiente (Lei 17.283).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
De julho até novembro baleias movimentam o turismo de observação no Uruguai
Foto: iStok

Acorda Cidade

Temporada de baleias movimenta turismo e economia uruguaia. Desde julho até novembro sobem para as costas do país as baleias Francas, em busca de águas tranquilas para se reproduzir, amamentar e cuidar de seus filhotes. A chegada dos cetáceos cativa os turistas e moradores locais, aumentando a quantidade de visitantes e movimentando a economia.

O Ministério de Turismo do Uruguai junto a instituições locais, apoiada pela Direção Nacional do Meio Ambiente, o INAU e os governos locais de Maldonado e Rocha, leva a mensagem de conscientização para preservação e respeito aos cetáceos a toda população e turistas, principalmente às crianças, prevendo a longo prazo a disseminação orgânica da mensagem.

O show das baleias Franca Austral começa na Antártida, passam por Porto Madryn (Argentina) e logo sobem as costas uruguaias, e terminam seu balé em Florianópolis, onde permanecem até novembro, quando encerram o período de reprodução. Durante os meses de julho e novembro, no Uruguai, muitos curiosos se aproximam diariamente as praias para desfrutar do espetáculo oferecido pelas baleias.

A observação de cetáceos como atividade comercial teve início em 1955 na América do Norte, ao longo da costa sul da Califórnia. Hoje, este turismo é realizado em mais de 100 países, principalmente Antártida onde os passeios partem em busca da grande baleia azul. Globalmente, a observação gera US$ 2,1 trilhões por ano e aproximadamente 13 milhões de pessoas contratam expedições para observação de baleias anualmente.

Esse tipo de turismo no Uruguai pode ser feito desde terra firme o em embarcações de empresas especializadas no setor, sempre dentro das regras internacionais para esse tipo de atividade, que movimenta a economia uruguaia, principalmente nas regiões de Rocha e Piriápolis.

No decreto 261/02, está regulamentada a observação de cetáceos no país e estabelece que estão proibidas as atividades que perturbem esses animais, não é possível chegar a menos de 300 m deles, salvo em casos expressamente autorizados. Foi promulgada uma lei em 2013 que declara que o Uruguai é um santuário de baleias e golfinhos, a lei nº 19.128. Estas normativas garantem benefícios aos animais e também ao turismo ecológico no país com o objetivo principal de cuidar do recurso, salvaguardando a segurança dos passageiros e a qualidade dos serviços oferecidos.

Uruguai está a favor da conservação das baleias e golfinhos respaldados na Lei de Proteção Ao Ambiente (Lei 17.283). O país é membro da Comissão Baleeira Internacional (CBI), onde cada ano membros do governo votam contra a caça.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Rio de Janeiro e Porto Seguro são os destinos mais procurados para o Réveillon 2020, segundo pesquisa
Turismo

Rio de Janeiro e Porto Seguro são os destinos mais procurados para o Réveillon 2020, segundo pesquisa

Ranking da agência de viagens online considera compra de pacotes e reserva em hotéis durante o período.

Cresce o turismo de brasileiros no Uruguai
Turismo

Cresce o turismo de brasileiros no Uruguai

Brasileiros ficam em segundo lugar no ranking dos visitantes

5 destinos que valem a pena conhecer durante a Primavera
Turismo

5 destinos que valem a pena conhecer durante a Primavera

A especialista mapeou 5 destinos que valem a pena conhecer durante os meses de primavera.

Vídeo

Incêndio em oficina destrói veículos e assusta moradores do bairro Pedra do Descanso Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Segunda-Feira 14.10:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram