Saúde

Risco de doenças cardiovasculares aumenta no inverno, alerta especialista

De acordo com a American Heart Association, associação americana que trata do coração, os riscos de surgirem doenças cardiovasculares aumentam de 20% a 25% nessa estação.

15/07/2019 às 14h07, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O inverno chegou, com chuvas, frio, muita neblina e poucas aparições do sol. É momento de redobrar os cuidados com a saúde por conta da intensificação de doenças respiratórias e risco de problemas cardiovasculares. De acordo com a American Heart Association, associação americana que trata do coração, os riscos de surgirem doenças cardiovasculares aumentam de 20% a 25% nessa estação.

“Por conta do frio, as artérias se contraem para preservar o calor do corpo. Trata-se da vasoconstrição, o coração precisa realizar um esforço maior nas baixas temperaturas para manter o equilíbrio térmico, o que eleva chances de arritmia, infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral)”. É o que afirma o cirurgião cardiovascular, André Guimarães, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

De acordo com Dr. André Guimarães, manter hábitos simples como beber água já garante uma redução do risco de problemas cardiovasculares no inverno. “Como sentem menos sede no frio, as pessoas acabam bebendo menos líquido e podem desidratar. Sangue mais denso e viscoso coagula mais facilmente, o que colabora também para o aumento da pressão sanguínea”, afirmou acrescentando que “É tempo de redobrar a atenção com a saúde. A dica é praticar exercícios físicos, não exagerar na injeta de bebidas alcóolicas e nem nas comidas calóricas e gordurosas, visto que podem sobrecarregar o coração. Vale também evitar a exposição prolongada ao frio intenso e o choque térmico causado pelas quedas bruscas de temperatura”.

Desta forma, deve-se ficar em alerta a fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e obesidade, além de sinais como falta de ar, dor ou aperto no peito, dor de cabeça e formigamento em braços e pernas.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade