Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO
12 de Novembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 11/07/2019 07h34.

Saúde Ocular: complicações do diabetes podem levar à cegueira

Além dos cuidados com alimentação, especialista explica que pessoas com diabetes também precisam se atentar à saúde dos olhos
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

O Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado ontem, 10 de julho, foi instituído para chamar atenção para os principais problemas que acometem os olhos. Por isso, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) faz o alerta: o diabetes, se não diagnosticado e tratado corretamente, pode acarretar em graves complicações nos olhos por conta das altas taxas de glicose no sangue.

Um exemplo são as retinopatias – problemas de retina desencadeados por conta da doença. Segundo a Dra. Solange Travassos, endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes também é a maior causa de cegueira entre 20 e 60 anos de idade. Entretanto, mais de 90% dos casos de perda de visão poderiam ter sido evitados com o diagnóstico e tratamento precoces das retinopatias. “A visão pode ser afetada de várias formas. Pode ocorrer desde um embaçamento reversível, causado por elevação transitória dos níveis de glicose, que melhora com o tratamento, até casos graves que ocasionam perda irreversível da visão. Os problemas que mais preocupam são a retinopatia diabética e o edema macular”, afirma.

Quando o diabetes não é controlado adequadamente e a glicose é mantida em níveis elevados por muito tempo, algumas lesões assintomáticas começam a ocorrer nos vasos da retina, tecido ocular responsável pela formação das imagens. Se diagnosticado durante as fases iniciais, esse processo pode até mesmo regredir com o controle da glicemia, mas caso contrário, podem aparecer microaneurismas, que são pequenas hemorragias que podem evoluir com vazamento e acúmulo de líquido e lipídios dentro da retina, podendo levar ao edema macular, considerado a principal causa de baixa visão central.

Ainda segundo Dra. Solange, a retinopatia pode progredir para a forma mais grave sem que o paciente perceba alterações na visão. A endocrinologista refere-se à Retinopatia Diabética Proliferativa, que é capaz de comprometer a visão de forma irreversível. “Geralmente as queixas visuais só ocorrem nas fases avançadas, quando o paciente apresenta sangramento ou descolamento da retina. Por isso, é essencial que os pacientes realizem exames periódicos, mesmo que estejam enxergando bem”, ressalta.

Para prevenir as retinopatias, pacientes com diabetes tipo 2 devem iniciar o acompanhamento oftalmológico a partir do diagnóstico do diabetes. Para pacientes com diabetes tipo 1, as avaliações devem começar após cinco anos de doença ou após a puberdade, caso o diagnóstico tenha sido feito na infância. Pessoas que já apresentam lesões nos olhos relacionadas ao diabetes precisam realizar acompanhamento médico frequentemente.

“Outro grupo de pacientes que merece uma atenção maior e acompanhamento oftalmológico mais frequente, são aqueles que apresentam melhora rápida da glicemia após permanecerem muito tempo, geralmente anos, com a glicose alta. Neste grupo pode ocorrer uma piora inicial da retinopatia com necessidade de tratamento. A Retinopatia também pode piorar durante a gravidez e, por isso, as mulheres devem ser avaliadas por um oftalmologista antes e a cada trimestre durante a gestação” afirma a endocrinologista.

Importante lembrar também que, além da glicose alta, a elevação da pressão arterial, o sedentarismo e o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos também podem agravar a Retinopatia. “Por isso, é necessário que os pacientes com diabetes além de visitarem um endocrinologista periodicamente, também mantenham acompanhamento oftalmológico”, conclui.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Feira de Santana recebe 2 mil doses da vacina pentavalente; veja lista de postos
Feira de Santana

Feira de Santana recebe 2 mil doses da vacina pentavalente; veja lista de postos

Os locais foram definidos a partir de uma estratégia elaborada pela Secretaria de Saúde para atender a deman...

Campanha 'Novembro Roxo', marca o dia da prematuridade em Feira de Santana
Novembro Roxo

Campanha 'Novembro Roxo', marca o dia da prematuridade em Feira de Santana

Caminhada dá início às atividades do Novembro Roxo, mês dedicado aos prematuros.

Vídeo

Jornalista Augusto Nunes dá tapa na cara de Glenn Greenwald Veja mais Vídeos ›

Podcast

Quadro Cá Entre Nós - 09.11
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram