Variedades

Época de frio exige cuidado extra com os veículos

Saiba quais são os cuidados extras necessários com os veículos na época de frio e como manter seu carro sempre funcionamento perfeitamente.

25/06/2019 às 15h02, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No dia 21 de junho de 2019 começou oficialmente a estação do inverno, época onde a maior parte do país enfrenta temperaturas mais baixas. Além de cuidar melhor da saúde e providenciar mais agasalhos e situações que mantenham nosso corpo aquecido, este período de frio exige cuidado extra com os veículos também.

Muita gente não sabe, mas as temperaturas mais baixas podem promover danos ao motor e outros componentes mecânicos dos veículos, danos esses que podem ser evitados se os motoristas estiverem atentos a algumas dicas. Veja quais são elas a seguir.

Dicas para evitar problemas com o carro na época de frio

1. Prefira a gasolina ao etanol nessa época
A maior parte dos veículos atualmente são bicombustíveis e possuem um sistema de partida que aquece o combustível antes que ele seja injetado no motor para que o carro funcione. A maioria deles dispõe de um tanque extra pequeno de gasolina para ajudar nesse processo.

É fundamental que você sempre esteja atento ao nível de combustível desse tanque e procure sempre usar gasolina ao invés de álcool na época de frio porque a gasolina possui uma octanagem maior que o etanol e, consequentemente, se aquece muito mais rápido, evitando que o motor funda ao ser ligado em um dia mais frio, devido à demora maior para aquecer o álcool.

2. Fique atento a qualidade da bateria
A maioria das pessoas quando compra uma bateria de carro se atenta a voltagem e amperagem dela, mas raramente reparam no CCA sigla da expressão em inglês “Cold Cranking Amps”, que em português significa, “Ampéres de Arranque à Frio”.

Essa informação se refere a quantidade de energia que a bateria é capaz de fornecer em uma partida, geralmente até uma temperatura 18 graus negativa. Quando maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria do carro em dias frios.

3. Atente-se as condições das velas
As velas são responsáveis por produzir a fagulha responsável pela partida do veículo, por isso, é importante que elas estejam em boas condições.  Assim, mesmo em dias mais frios você não terá problemas com a partida do carro e, consequentemente, não correrá riscos de danificar seu motor.

4. Faça uso de aditivos especiais
Existem no mercado aditivos que impedem que tanto o combustível como o óleo no veículo congelem, caso o carro seja exposto a temperaturas muito baixas.
Eles são conhecidos como aditivos anticongelantes e podem ser usados sem medo com a orientação de um profissional em regiões mais frias, como as serranas.

5. Verifique o desembaçador de vidros
Em temperaturas mais baixas é comum que os carros circulem com os vidros completamente fechados.
Por isso, é fundamental que você cheque os desembaçadores de vidro do seu carro com maior frequência. Assim, evitará problemas e até mesmo possíveis acidentes.

Agora que você conhece os principais cuidados extras com os veículos necessários na época de frio, será muito mais simples manter a sua segurança e o bom funcionamento do seu carro durante o inverno.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade