Acorda Cidade - Dilton Coutinho

28 de Janeiro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 25/06/2019 08h22.

Paraty está perto de se tornar Patrimônio da Humanidade da Unesco

Cidade recebeu parecer favorável da entidade internacional para ser o 22º lugar reconhecido do Brasil
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Paraty está perto de se tornar Patrimônio da Humanidade da Unesco
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Paraty e a bacia de Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro, quase na fronteira com o estado de São Paulo, deve ser o próximo Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. Inscrita pelo governo brasileiro na corrida pelo título no ano passado, o país recebeu agora uma sinalização positiva da entidade internacional por meio do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

O anúncio definitivo do título acontecerá na reunião anual do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que acontecerá em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 30 de junho e 10 de julho. Anualmente, cada país-membro da Unesco pode indicar um lugar para concorrer -- o Brasil já se prepara para apresentar o Sítio Roberto Burle Marx, na Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, no encontro de 2019.

O rótulo é concedido pela Unesco sempre que a entidade considera que patrimônio de um local é um bem de valor universal. Durante o processo de análise das indicações, os técnicos da organização vão aos lugares inscritos para inspeções técnicas onde, entre outras coisas, classificam se a candidatura é de um patrimônio histórico, cultural ou misto -- caso de Paraty e Ilha Grande, que têm tanto construções coloniais do século XIX e uma área natural de 204 mil hectares, com 187 ilhas, com regiões de preservação ambiental cortando seis municípios, além de várias comunidades tradicionais -- quilombolas, indígenas e caiçaras moram em reservas como o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e o Parque Estadual da Ilha Grande.

No turismo nacional, Paraty é famosa pela tradicional Festa Literária da cidade, a Flip, além de celebrações religiosas populares, como a Festa do Divino Espírito Santo de Paraty -- quando as passagens aéreas de outros estados explodem em direção ao Rio. O diretor de Fomento e Cooperação do Iphan, Marcelo Brito, disse que os técnicos da Unesco ficaram maravilhados com o que encontraram quando realizaram a visita de inspeção. “Na medida em que os órgãos consultivos da convenção, tanto o órgão da área cultural, quanto da área natural, dão pareceres favoráveis, recomendam a inscrição [na lista de patrimônio], a gente considera essas sinalizações positivas e entende que a tendência é o Comitê do Patrimônio Mundial acatar”, disse. “Estamos muito felizes”.

A Unesco ainda recebeu pareceres favoráveis de entidades como a União Internacional para a Conservação da Natureza, que destacou a grande variedade de plantas endêmicas da Mata Atlântica, com 57% de aves endêmicas do bioma, e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), que concluiu que a área inclui as comunidades e seus modos de vida, cosmologia, línguas e arte.

“Trouxemos especialistas para analisar o caminho, articulamos a dimensão cultural com a natural, que foi um grande desafio, e destacamos a presença das comunidades tradicionais”, explicou Brito. “Este será o primeiro sítio da América Latina que tem uma cultura viva em um ambiente exuberante. Os demais são sítios arqueológicos em uma paisagem excepcional”, completou.

Além de Paraty, o Brasil recebeu a equipe da Icomos, órgão assessor da Unesco no processo de candidatura de patrimônios, em janeiro deste: o objetivo era inspecionar o Sítio Burle Marx. Foi uma das últimas etapas antes da escolha, cujo projeto começou ainda em 2015 com a inscrição do espaço em uma lista provisória de candidatos. O comitê se reúne uma vez por ano e por isso, ainda que o sítio seja escolhido, ele dependerá de uma visita do comitê para ser anunciado na lista de Patrimônio Mundial de 2020.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Bom Jesus da Lapa é único destino Brasileiro em lista dos templos mais exóticos do mundo
Turismo

Bom Jesus da Lapa é único destino Brasileiro em lista dos templos mais exóticos do mundo

O site melhoresrestinos.com.br exalta a “aparência nada convencional” desses locais e ressalta que a beleza...

'Búzios e Porto Seguro são os destinos mais buscados para o Carnaval', revela pesquisa
Turismo

'Búzios e Porto Seguro são os destinos mais buscados para o Carnaval', revela pesquisa

Levantamento considera as cidades com o maior volume de procura no site da agência online de viagens durante ...

Economia

Limite de compras em free shops sobe para US$ 1mil

Quem ultrapassar o limite pagará tributação especial prevista em lei

Vídeo

Policiais civis e penais paralisam atividades e fazem manifestação em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Quadro Cá Entre Nós - 25.01 (Você está satisfeito com seu corpo?)
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram