Saúde

Pesquisadora feirense apresenta pesquisa sobre desnutrição na área de Nutrição Oncológica

O estudo faz parte de uma pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço (Nupescap).

15/06/2019 às 07h10, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A bióloga, Gabriella Behrmann, pós-graduada em Gestão em Saúde, concluinte do Curso de Nutrição, irá apresentar os resultados de uma pesquisa de campo com pacientes oncológicos, na II Mostra de Cultura em Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira, no próximo dia 17 de junho de 2019, na cidade de Feira de Santana.

O trabalho foi realizado em conjunto com a graduanda Rafaela Patricia de Araújo, orientado pelas nutricionistas Jalyne Malheiro de Mendonça (docente da Instituição) e Neyara dos Santos Oliveira e pelo médico Dr. Tércio Guimarães Reis, e compõe dados coletados há mais de 2 anos.

O estudo, cujo título é “Correlação entre o músculo adutor do polegar e indicadores de impedância bioelétrica na avaliação nutricional pré-operatória de pacientes com câncer de cabeça e pescoço”, faz parte de uma pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço (Nupescap), que teve como objetivo principal, avaliar a correlação entre a medida da espessura do músculo adutor do polegar (Emap) com indicadores específicos de impedância bioelétrica no diagnóstico de desnutrição em pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP).

“O estado nutricional do paciente com diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço tem sido associado à desnutrição proteico-calórica e a evolução clínica, tempo de internação e número de complicações. O metabolismo acentuado, presente neste grupo de indivíduos, torna-os mais susceptíveis à desnutrição e, consequentemente, uma mudança na sua composição corporal. Este trabalho é o primeiro a correlacionar, de forma conjunta, a Emap com indicadores específicos da impedância bioelétrica, como método de diagnóstico para o estado nutricional em pacientes com CCP, pré-cirúrgicos. Observa-se, também, que há escassez de estudos na literatura que investigaram se a Emap seria potencial preditor para desfechos clínicos adversos e não somente sobrevida nesses doentes”, afirma a pesquisadora, Gabriella Behrmann.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade