Acorda Cidade - Dilton Coutinho

06 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Eventos Acadêmicos

Todas as notícias
Publicado em 15/06/2019 07h10.

Pesquisadora feirense apresenta pesquisa sobre desnutrição na área de Nutrição Oncológica

O estudo faz parte de uma pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço (Nupescap).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Pesquisadora feirense apresenta pesquisa sobre desnutrição na área de Nutrição Oncológica
Foto: Arquivo Pessoal

Acorda Cidade

A bióloga, Gabriella Behrmann, pós-graduada em Gestão em Saúde, concluinte do Curso de Nutrição, irá apresentar os resultados de uma pesquisa de campo com pacientes oncológicos, na II Mostra de Cultura em Nutrição da Faculdade Anísio Teixeira, no próximo dia 17 de junho de 2019, na cidade de Feira de Santana.

O trabalho foi realizado em conjunto com a graduanda Rafaela Patricia de Araújo, orientado pelas nutricionistas Jalyne Malheiro de Mendonça (docente da Instituição) e Neyara dos Santos Oliveira e pelo médico Dr. Tércio Guimarães Reis, e compõe dados coletados há mais de 2 anos.

O estudo, cujo título é “Correlação entre o músculo adutor do polegar e indicadores de impedância bioelétrica na avaliação nutricional pré-operatória de pacientes com câncer de cabeça e pescoço”, faz parte de uma pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço (Nupescap), que teve como objetivo principal, avaliar a correlação entre a medida da espessura do músculo adutor do polegar (Emap) com indicadores específicos de impedância bioelétrica no diagnóstico de desnutrição em pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP).

“O estado nutricional do paciente com diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço tem sido associado à desnutrição proteico-calórica e a evolução clínica, tempo de internação e número de complicações. O metabolismo acentuado, presente neste grupo de indivíduos, torna-os mais susceptíveis à desnutrição e, consequentemente, uma mudança na sua composição corporal. Este trabalho é o primeiro a correlacionar, de forma conjunta, a Emap com indicadores específicos da impedância bioelétrica, como método de diagnóstico para o estado nutricional em pacientes com CCP, pré-cirúrgicos. Observa-se, também, que há escassez de estudos na literatura que investigaram se a Emap seria potencial preditor para desfechos clínicos adversos e não somente sobrevida nesses doentes”, afirma a pesquisadora, Gabriella Behrmann.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Eventos Acadêmicos

Jean Wyllys é convidado em aula online da Unifacs sobre fake news neste sábado (30)

Atualmente pesquisando o tema em Harvard, nos EUA, o ex-deputado federal divide sua experiência com os estuda...

Veja a programação

Faculdade promove webnar gratuito sobre gestão, saúde e pedagogia

Evento acontece entre os dias 26 a 28 de maio.

Eventos Acadêmicos

Ex-secretário de Barack Obama participa de debate promovido por universidade

Unifacs promove ciclos de conversas com analistas de renome nacional e internacional

Vídeo

Coletiva sobre ações da prefeitura para preservação do meio ambiente Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram