Feira de Santana

Audiência pública discute ações para combater focos do mosquito da dengue em complexo policial

Ministério Público pediu ao estado um plano de ação para a remoção dos veículos que acumulam água.

14/06/2019 às 06h56, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Uma audiência pública foi realizada na tarde de quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana, com o objetivo de discutir a situação de abandono em que se encontra o Complexo Policial Investigador Bandeira, localizado no bairro Jomafa em Feira de Santana,  e principalmente os focos do mosquito Aedes Aegypty que existem no local.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A realidade atual do complexo repercutiu bastante essa semana na cidade, assim como a atitude do empresário Jaçom Bandeira, filho do Investigador Bandeira, que com recursos próprios limpou algumas áreas do equipamento público. Participaram da audiência pública, autoridades, vereadores, o promotor de justiça Audo Rodrigues e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Francisca Oliveira.

O promotor Audo Rodrigues disse que as discussões em relação ao combate a dengue na cidade vem sendo intensificadas ao longo do tempo pelo Ministério Público (MP). De acordo com ele, o órgão têm pontuado algumas ações ministeriais na tentativa de minorar os efeitos da dengue. Ele frisou que precisam ser deslocadas ações e dividendos para ajudar no combate a doença. Durante a audiência pública, tratou-se também da ação civil pública promovida pela Drª Mônia sobre o controle dos carros amontoados no Complexo Policial Investigador Bandeira.

“O fato é que isso tem proliferado e tem sido um foco da doença. Como foi tratado aqui, trata-se de um ponto estratégico que diminuiu inclusive de 15 dias para 8 dias de implementação do trabalho dos agentes de endemias. Na ação tem o pedido para que o estado apresente imediatamente em um prazo de 30 dias um plano de ação para a remoção dos veículos. Não queremos interferir na atividade. Cabe ao próprio estado da Bahia, no seu poder de administrar e tirar as conclusões necessárias para que se efetive a remoção de todos os veículos daquela localidade”, ressaltou Audo Rodrigues.

O vereador Isaías de Diogo foi o responsável pela convocação da audiência pública de hoje e na semana passada denunciou na Câmara de Vereadores a situação do Complexo Policial Investigador Bandeira. Considerando a realidade do equipamento como um caso de calamidade pública, ele frisou que a situação existe há quatro anos e que a justiça tem conhecimento dos fatos.

“Saio daqui com resultados positivos por ouvir a explanação do delegado, por ouvir a explanação da Dr. Mônia que foi contundente mostrando para a gente que essa investigação, essa ação que ela vem fazendo no complexo já existe há quatro anos. No entanto, eu esperei uma posição da Vigilância Epidemiológica sobre as ações do município de combate ao mosquito. Saio daqui crendo que eu preciso fazer mais ações como essa e provocar a Secretaria de Saúde no que diz respeito ao trabalho no Complexo Policial Investigador Bandeira”, comentou.

O vereador ressaltou que a audiência pública foi registrada em ata e toda a documentação levantada na reunião, assim como fotos, serão encaminhadas ao governo do estado.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Oliveira, declarou que o órgão realiza um trabalho estratégico no complexo policial. Segundo ela, a equipe de endemias faz a cada oito dias o bloqueio do mosquito e o tratamento focal e perifocal em todo o local.

“A equipe da vigilância trabalha incessantemente de domingo a domingo no combate a dengue e infelizmente o que a gente precisa ainda é que a população também se conscientize da sua importância de combater a dengue. Não depende só de nós da secretaria combater a dengue. Depende de todos. Cada um cuidando do seu ambiente”, afirmou.

Leia também: Diante do alto índice de dengue, empresário toma iniciativa de limpar área de complexo policial

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Barracas da Micareta

Micareta de Feira

Alvará visível é obrigatório para os comerciantes credenciados atuarem na Micareta

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro, ressalta a importância do uso do alvará durante o evento para...

16/04/2024 às 12h01

Rachel Reis

Micareta de Feira 2024

“O contato esfriou”, diz secretário de Cultura sobre ausência de Rachel Reis na Micareta de Feira 

Alguns nomes como Pablo, Claudia Leitte e Ivete estiveram na última edição da Micareta, também não se apresentarão neste ano...

16/04/2024 às 12h00

Vistoria Trios Elétricos

Micareta de Feira 2024

Após instabilidade em sistema de licitações, vistoria de trios elétricos deve acontecer ainda nesta terça (16), garante secretário

Ao todo, 23 trios elétricos devem sair no Circuito Maneca Ferreira neste ano.

16/04/2024 às 11h58

PF encontra 9 corpos após resgate de barco à deriva no PA

Brasil

PF encontra 9 corpos após resgate de barco à deriva no PA; documentos apontam que vítimas eram da África

Policiais afirmaram que, dos nove corpos, oito estavam dentro da embarcação e um próximo a ela, em circunstâncias que sugerem...

16/04/2024 às 11h36

Operação em SP

São Paulo

Três vereadores e mais 11 pessoas são presos em operação contra grupo ligado à organização criminosa suspeita de fraudar licitações

Empresas atuavam para fraudar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada em diversas prefeituras e câmaras...

16/04/2024 às 11h12

Mosquito da dengue

Bahia

Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue

A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional.

16/04/2024 às 10h43

image

Rádio acorda cidade