Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Cumprindo metas  GOV BA
  • Mobilidade e PPP GovBA
25 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Mundo

Todas as notícias
Publicado em 12/06/2019 14h57.

Universidade de Yale oferece curso online gratuito sobre como "ser mais feliz"

Disciplina já é a mais popular da história da instituição em seus três séculos de história
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Foto: Divulgação "> Universidade de Yale oferece curso online gratuito sobre como
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O curso sobre "felicidade" oferecido pela Yale, uma das mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos, agora está disponível de forma gratuita na modalidade EaD. A instituição anunciou que colocou em sua plataforma de ensino a distância o programa e as aulas da disciplina "Psychology and the Good Life" ("Psicologia e a Boa Vida", em tradução livre) em sua plataforma de ensino a distância.

O curso foi inaugurado primeiro em forma presencial pelo professor de Psicologia Laurie Santos, no primeiro semestre do ano passado, e se logo se tornou o mais popular dos 317 anos da história da universidade -- reconhecido até mesmo pela reitoria. Cerca de 1,2 mil estudantes, ou um quarto de todo o corpo estudantil de Yale, estão matriculados atualmente. Agora, a versão online foi colocada no Coursera para atingir públicos no exterior.

A "Ciência do Bem-Estar" de Santos ensina os alunos sobre a felicidade de um ponto de vista psicológico, incluindo conceitos sobre a própria alegria, além de atividades que comprovadamente aumentam a satisfação em viver. "A proposta do curso não é apenas ensinar o que as pesquisas psicológicas dizem sobre o que nós faz mais felizes, mas também estipular estratégias para isso na prática", diz a descrição do curso.

No Coursera, os estudantes podem acessar textos, lições em vídeo e testes alternativos, assim como a chance de se conectar e debater com colegas. Depois de passar pelos trâmites de matrícula, os alunos estudam por seis semanas e, após a disciplina, ganham um diploma de participação -- sem contar o aprendizado fundamental sobre a felicidade.

Cursos online

Yale não é a primeira a abrir cursos online sobre assuntos interessantes e distantes da rigidez acadêmica: desde o início de 2018, Harvard (segunda melhor universidade do planeta, segundo os rankings internacionais) oferece, gratuitamente e online, um curso sobre crenças, práticas e escrituras do Budismo, uma das religiões mais antigas da humanidade.

O programa, disponível na plataforma edX, é ministrado pelo professor sênior em literatura budista Charles Hallisey, e é totalmente interativo, com discussões, leituras em vídeo e sem a necessidade de conhecimento prévio em budismo - é necessário apenas falar inglês.

A procura por cursos a distância de Harvard aumenta a cada ano e se expande ao redor do mundo à medida que os alunos descobrem o catálogo disponível. Segundo o jornal estadunidense Boston Globe, 75% dos estudantes matriculados nos programas online eram de fora dos Estados Unidos -- ou três em cada quatro alunos da plataforma.

A tendência cresce também no Brasil, onde as instituições de ensino a distância já recebem mais de 100 mil alunos anualmente em diversas áreas, como Pedagogia, Administração e Direito. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Mundo

Terremoto de magnitude 6,7 atinge o norte do Japão e deixa 28 feridos

Milhares de domicílios em Niigata e Yamagata ficaram sem luz

Mundo

Ex-presidente egípcio morre durante audiência em tribunal

Mursi falou diante do juiz por 20 minutos e desmaiou.

Brasileiro de 31 anos é eleito prefeito em cidade de 250 habitantes na Itália
Mundo

Brasileiro de 31 anos é eleito prefeito em cidade de 250 habitantes na Itália

Luca Borgna nasceu em Minas Gerais e foi adotado por uma família italiana aos 2 meses de idade.

Vídeo

Ferrugem pisa na mão de fã durante show na Bahia; veja vídeo Veja mais Vídeos ›

Podcast

Movimento do comércio no feriado de Corpus Christi agrada lojistas e consumidores
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram