Acorda Cidade - Dilton Coutinho

07 de Junho de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Mundo

Todas as notícias
Publicado em 12/06/2019 14h57.

Universidade de Yale oferece curso online gratuito sobre como "ser mais feliz"

Disciplina já é a mais popular da história da instituição em seus três séculos de história
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Foto: Divulgação "> Universidade de Yale oferece curso online gratuito sobre como
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O curso sobre "felicidade" oferecido pela Yale, uma das mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos, agora está disponível de forma gratuita na modalidade EaD. A instituição anunciou que colocou em sua plataforma de ensino a distância o programa e as aulas da disciplina "Psychology and the Good Life" ("Psicologia e a Boa Vida", em tradução livre) em sua plataforma de ensino a distância.

O curso foi inaugurado primeiro em forma presencial pelo professor de Psicologia Laurie Santos, no primeiro semestre do ano passado, e se logo se tornou o mais popular dos 317 anos da história da universidade -- reconhecido até mesmo pela reitoria. Cerca de 1,2 mil estudantes, ou um quarto de todo o corpo estudantil de Yale, estão matriculados atualmente. Agora, a versão online foi colocada no Coursera para atingir públicos no exterior.

A "Ciência do Bem-Estar" de Santos ensina os alunos sobre a felicidade de um ponto de vista psicológico, incluindo conceitos sobre a própria alegria, além de atividades que comprovadamente aumentam a satisfação em viver. "A proposta do curso não é apenas ensinar o que as pesquisas psicológicas dizem sobre o que nós faz mais felizes, mas também estipular estratégias para isso na prática", diz a descrição do curso.

No Coursera, os estudantes podem acessar textos, lições em vídeo e testes alternativos, assim como a chance de se conectar e debater com colegas. Depois de passar pelos trâmites de matrícula, os alunos estudam por seis semanas e, após a disciplina, ganham um diploma de participação -- sem contar o aprendizado fundamental sobre a felicidade.

Cursos online

Yale não é a primeira a abrir cursos online sobre assuntos interessantes e distantes da rigidez acadêmica: desde o início de 2018, Harvard (segunda melhor universidade do planeta, segundo os rankings internacionais) oferece, gratuitamente e online, um curso sobre crenças, práticas e escrituras do Budismo, uma das religiões mais antigas da humanidade.

O programa, disponível na plataforma edX, é ministrado pelo professor sênior em literatura budista Charles Hallisey, e é totalmente interativo, com discussões, leituras em vídeo e sem a necessidade de conhecimento prévio em budismo - é necessário apenas falar inglês.

A procura por cursos a distância de Harvard aumenta a cada ano e se expande ao redor do mundo à medida que os alunos descobrem o catálogo disponível. Segundo o jornal estadunidense Boston Globe, 75% dos estudantes matriculados nos programas online eram de fora dos Estados Unidos -- ou três em cada quatro alunos da plataforma.

A tendência cresce também no Brasil, onde as instituições de ensino a distância já recebem mais de 100 mil alunos anualmente em diversas áreas, como Pedagogia, Administração e Direito. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

EUA anunciam mais US$ 6 mi para ajudar Brasil no combate à pandemia
Mundo

EUA anunciam mais US$ 6 mi para ajudar Brasil no combate à pandemia

Verba ajudará no combate ao novo coronavírus.

Mundo

EUA proíbem entrada de viajantes que passaram pelo Brasil

Medida entra em vigor no dia 29 de maio.

Mundo

Maioria da população não tem anticorpos contra covid-19

A declaração é do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom

Vídeo

Coletiva sobre ações da prefeitura para preservação do meio ambiente Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram