Micareta

Micareta de Feira 2020 pode ser realizada no mês de outubro

Duas datas foram propostas para o mês de outubro: de 15 a 18 e de 22 a 25. A última sendo a preferida entre os participantes.

30/05/2019 às 08h47, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, se reuniu na prefeitura de Feira de Santana com dirigentes classistas, representantes de blocos e camarotes para tratar sobre a Micareta do próximo ano. Na pauta foram debatidos data e local da festa. Duas datas foram propostas para o mês de outubro: de 15 a 18 e de 22 a 25. A última sendo a preferida entre os participantes.

Valter Lima, presidente do bloco Lá Vem Elas, é uma das pessoas que defende a realização da Micareta de Feira no mês de outubro. “Criamos um grupo no ano passado, após a Micareta, quando tínhamos um cenário bastante desolador, só que esse ano a Micareta deu uma volta. Mas desde o ano passado a gente já tinha essa ideia de tirar a Micareta de abril, que é um mês bastante acometido de feriados, como a Semana Santa, Tiradentes e depois vem a Micareta. Então muitas pessoas acreditam que a festa prejudica o comércio e a gente chegou a conclusão que a melhor data é outubro”, afirmou.

O presidente da associação comercial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino também participou da reunião. Ele entende que está ficando impraticável a realização da festa no mês de abril. “Quase todo ano a festa coincide com a semana Santa e temos o Tiradentes e depois a Micareta. Temos alguns preconceitos de falar que a Micareta não pode coincidir com feriados. A gente defende que tenha as datas muito mais próximas de feriados, para que a gente possa agregar e trazer para Feira de Santana, pessoas de cidades vizinhas, pois nos últimos tempos não estamos tendo visitantes para brincar a micareta. Precisamos repensar esse modelo. Também temos que pensar em integrar a festa com o comércio, para que todos fiquem satisfeitos”, defendeu.

O presidente da Associação Comercial ainda falou sobre o local onde a festa é realizada. Ele acredita que no momento, talvez não exista outra alternativa, além da Presidente Dutra para a realização da Micareta. “A Nóide Cerqueira é um local inviável para a Micareta, até por conta do saneamento básico, mas também existem outros aspectos como a segurança que inviabiliza. Então, partindo desse pressuposto, os organizadores da festa acreditam que a Presidente Dutra ainda é o melhor local. Os comerciantes do local reclamam e temos que chegar ao meio termo. As pessoas também criticam o tamanho e acham que deve expandir, então podemos distribuir melhor os camarotes e barracas para que não atrapalhem o comércio”, disse.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, afirmou que a partir dessas reuniões com várias sugestões, o governo municipal vai tomar decisões com relação a Micareta 2020. “As reuniões são importantes, pois é fundamental que o governo tome decisões ouvindo a comunidade. Temos que conciliar todos os interesses e no fim que vença o interesse coletivo. Nessa reunião surgiram opiniões interessantes a nível de aperfeiçoamento na Presidente Dutra e a data foi bastante discutida. Temos para o ano que vem as eleições e temos que pensar se podemos realizar Micareta em outubro com eleição. Abril ainda não está descartado, mas a vontade predominante é que seja em outubro. A ideia é que a gente seja a primeira festa do ciclo de festas do verão baiano”, destacou.

Já sobre o circuito, Edson Borges disse que dependendo da vontade dele terá ampliação, mas lembrou que isso depende de estudos e análise do governo, já que será necessário ampliar também os custos com iluminação e limpeza, por exemplo. “Acho que esse aperfeiçoamento da festa passa pelo aumento do circuito, mas quanto seria necessário? Já temos um projeto pronto de ampliação do circuito e só depende de aprovação ao governo”, informou.

Com relação a Expofeira, que é realizada no mês de setembro, e ao Natal Encantado, em dezembro, o secretário Edson Borges disse que são festas diferentes e que uma não influenciaria no resultado das outras, apesar da proximidade das datas. “A Expofeira é uma festa agropecuária realizada dentro de um parque de exposições. Até os shows que existiam, não tem mais. Assim como o Natal Encantado que também não interfere. É uma festa com característica diferente, sendo muito menor que a micareta. Até para o comércio outubro é uma data mais interessante para a Micareta que abril”, defendeu.

Leia também

Em encontro para debater Micareta, empresários voltam a defender abertura do comércio nos dias de festa

Pesquisa aponta que 48% dos foliões preferem que micareta comece as 14h; veja outros dados

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade