Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Setembro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Micareta

Todas as notícias
Publicado em 30/05/2019 08h47.

Micareta de Feira 2020 pode ser realizada no mês de outubro

Duas datas foram propostas para o mês de outubro: de 15 a 18 e de 22 a 25. A última sendo a preferida entre os participantes.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Micareta de Feira 2020 pode ser realizada no mês de outubro
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Arquivo)

Daniela Cardoso 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, se reuniu na prefeitura de Feira de Santana com dirigentes classistas, representantes de blocos e camarotes para tratar sobre a Micareta do próximo ano. Na pauta foram debatidos data e local da festa. Duas datas foram propostas para o mês de outubro: de 15 a 18 e de 22 a 25. A última sendo a preferida entre os participantes.

Valter Lima, presidente do bloco Lá Vem Elas, é uma das pessoas que defende a realização da Micareta de Feira no mês de outubro. “Criamos um grupo no ano passado, após a Micareta, quando tínhamos um cenário bastante desolador, só que esse ano a Micareta deu uma volta. Mas desde o ano passado a gente já tinha essa ideia de tirar a Micareta de abril, que é um mês bastante acometido de feriados, como a Semana Santa, Tiradentes e depois vem a Micareta. Então muitas pessoas acreditam que a festa prejudica o comércio e a gente chegou a conclusão que a melhor data é outubro”, afirmou.

O presidente da associação comercial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino também participou da reunião. Ele entende que está ficando impraticável a realização da festa no mês de abril. “Quase todo ano a festa coincide com a semana Santa e temos o Tiradentes e depois a Micareta. Temos alguns preconceitos de falar que a Micareta não pode coincidir com feriados. A gente defende que tenha as datas muito mais próximas de feriados, para que a gente possa agregar e trazer para Feira de Santana, pessoas de cidades vizinhas, pois nos últimos tempos não estamos tendo visitantes para brincar a micareta. Precisamos repensar esse modelo. Também temos que pensar em integrar a festa com o comércio, para que todos fiquem satisfeitos”, defendeu.

O presidente da Associação Comercial ainda falou sobre o local onde a festa é realizada. Ele acredita que no momento, talvez não exista outra alternativa, além da Presidente Dutra para a realização da Micareta. “A Nóide Cerqueira é um local inviável para a Micareta, até por conta do saneamento básico, mas também existem outros aspectos como a segurança que inviabiliza. Então, partindo desse pressuposto, os organizadores da festa acreditam que a Presidente Dutra ainda é o melhor local. Os comerciantes do local reclamam e temos que chegar ao meio termo. As pessoas também criticam o tamanho e acham que deve expandir, então podemos distribuir melhor os camarotes e barracas para que não atrapalhem o comércio”, disse.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, afirmou que a partir dessas reuniões com várias sugestões, o governo municipal vai tomar decisões com relação a Micareta 2020. “As reuniões são importantes, pois é fundamental que o governo tome decisões ouvindo a comunidade. Temos que conciliar todos os interesses e no fim que vença o interesse coletivo. Nessa reunião surgiram opiniões interessantes a nível de aperfeiçoamento na Presidente Dutra e a data foi bastante discutida. Temos para o ano que vem as eleições e temos que pensar se podemos realizar Micareta em outubro com eleição. Abril ainda não está descartado, mas a vontade predominante é que seja em outubro. A ideia é que a gente seja a primeira festa do ciclo de festas do verão baiano”, destacou.

Já sobre o circuito, Edson Borges disse que dependendo da vontade dele terá ampliação, mas lembrou que isso depende de estudos e análise do governo, já que será necessário ampliar também os custos com iluminação e limpeza, por exemplo. “Acho que esse aperfeiçoamento da festa passa pelo aumento do circuito, mas quanto seria necessário? Já temos um projeto pronto de ampliação do circuito e só depende de aprovação ao governo”, informou.

Com relação a Expofeira, que é realizada no mês de setembro, e ao Natal Encantado, em dezembro, o secretário Edson Borges disse que são festas diferentes e que uma não influenciaria no resultado das outras, apesar da proximidade das datas. “A Expofeira é uma festa agropecuária realizada dentro de um parque de exposições. Até os shows que existiam, não tem mais. Assim como o Natal Encantado que também não interfere. É uma festa com característica diferente, sendo muito menor que a micareta. Até para o comércio outubro é uma data mais interessante para a Micareta que abril”, defendeu.

Leia também

Em encontro para debater Micareta, empresários voltam a defender abertura do comércio nos dias de festa

Pesquisa aponta que 48% dos foliões preferem que micareta comece as 14h; veja outros dados

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Foliões reclamam de pagamento de ingresso para camarote, mesmo com cancelamento da Micareta
Micareta

Foliões reclamam de pagamento de ingresso para camarote, mesmo com cancelamento da Micareta

Com a pandemia do coronavírus, a festa, que seria realizada em abril, não aconteceu, mas os ingressos foram ...

Feirenses concordam com adiamento da Micareta
Feira de Santana

Feirenses concordam com adiamento da Micareta

Adiamento foi anunciado oficialmente pelo prefeito Colbert Martins Filho.

Empresários concordam com adiamento da Micareta 2020 mesmo com prejuízos
Feira de Santana

Empresários concordam com adiamento da Micareta 2020 mesmo com prejuízos

O empresário Girlano Guirra, da Revista Alternativa, considerou a decisão acertada, diante da grande preocup...

Vídeo

Veja como ficou a Avenida Senhor dos Passos após remoção das barracas Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram