Feira de Santana

Projeto incentiva a leitura em escolas públicas através da encenação de clássicos da literatura brasileira

Desenvolvido pela professora de língua portuguesa e literatura, Janaína Brito, o projeto consiste em trazer alunos que já concluíram o ensino médio para fazer as apresentações teatrais para os alunos da escola.

28/05/2019 às 16h57, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Incentivar a leitura através de encenação teatral com personagens de clássicos da literatura brasileira. Esse é o objetivo do Projeto Revivart, que foi lançado nesta terça-feira (28) no auditório do Colégio Gastão Guimarães, em Feira de Santana. Desenvolvido pela professora de língua portuguesa e literatura, Janaína Brito, o projeto consiste em trazer alunos que já concluíram o ensino médio para fazer as apresentações teatrais para os alunos da escola.

Segundo a professora, o objetivo principal deste trabalho é incentivar a leitura e motivar os atuais estudantes que também participam dos trabalhos de dramatização. “A gente vem percebendo no cenário atual o desinteresse dos estudantes em relação a leitura, então o trabalho foi pensado com esse objetivo de incentivar a leitura, que é essencial tanto para a vida acadêmica quanto para a vida cotidiana”, afirmou.

Segundo ela, os resultados esperados com o projeto são para o aluno se sentir motivado e perceber a importância desse trabalho para a vida fora da escola. Janaína Brito afirma que a ideia do Projeto Revivart surgiu após ex-alunos demonstrarem sentir saudade dos personagens literários estudados durante o ensino médio.

“Esse projeto foi idealizado por mim a partir do relato de ex-alunos, principalmente quando eles viam fotos nas redes sociais. Eles comentavam que tinham saudade, que os personagens tinham marcado a vida deles e a partir de tudo que eu li, comecei a desenvolver essa ideia de trazer esse estudante nostálgico de volta à escola e ele relatando a experiência no projeto, com certeza é uma forma de motivar quem ainda não leu os clássicos da literatura brasileira”, destacou.

A professora também leciona em outras escolas em Feira de Santana, onde também já desenvolve o projeto. Durante o lançamento do Revivart no Colégio Gastão Guimarães, ex-alunos, que atualmente estudam em cursos de licenciatura na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e em outras instituições, relataram a importância desse trabalho.

Denison Wandison é um desses estudantes. Ele cursa Biologia na Uefs e afirmou que desenvolveu o gosto pela leitura, através do projeto. “O gosto pelos clássicos foi desenvolvido em mim através das encenações. O gosto pela leitura foi iniciado no segundo ano, de forma verdadeira em mim, através do projeto. Agora eu aprecio e melhoro a cada dia. Esse projeto é um motivador de sonhos que a gente cria na época do segundo ano e hoje reviver traz um prazer enorme. Esse projeto traz para os alunos uma experiência enriquecedora de repassar conhecimentos”, destacou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade