Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Mobilidade e PPP GovBA
25 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Variedades

Todas as notícias
Publicado em 17/05/2019 11h35.

Esteira ergométrica: saiba como utilizar corretamente o aparelho e obter melhores resultados

Muito apenas apertam os botões de qualquer jeito, sobem ou descem com o aparelho ligado e não sabem como utilizar suas variadas funções.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Esteira ergométrica: saiba como utilizar corretamente o aparelho e obter melhores resultados
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Usar uma esteira elétrica de forma correta e segura infelizmente é algo que poucos fazem. Basta olhar nas academias por aí. Mesmo se você usar uma das melhores marcas de esteiras fica difícil se não tomar cuidado. Muito apenas apertam os botões de qualquer jeito, sobem ou descem com o aparelho ligado e não sabem como utilizar suas variadas funções.

Caso você seja uma dessas pessoas, não se preocupe. Com a ajuda do site Saúde Logo você irá aprender tudo que precisa saber sobre como utilizar uma esteira elétrica de forma segura e correta.

Aprenda a ligar e a subir no aparelho

Uma esteira elétrica pode se transformar em uma arma se for utilizada da forma errada. Grande parte dos acidentes envolvendo esses aparelhos ocorrem logo no início da atividade, visto que as pessoas ligam o objeto e sobem nele com o tapete em movimento.

Pois bem, aqui é preciso prestar atenção. Suba no tapete com a esteira desligada. Estabilize-se, concentre-se e mesmo alongue-se antes de ligar o aparelho. Perceba o seu espaço de atuação e tente ficar sempre no meio do equipamento para ter como “manobrar” caso se desequilibre.

Antes de ligar a esteira, pense em que tipo de treino irá fazer. Normalmente as pessoas fazem um treino livre, não personalizado. É o melhor, principalmente para quem está começando a praticar caminhada ou corrida no aparelho. Isso porque as variações de velocidade e de inclinação são todas controladas por você.

Agora sim pode ligar a esteira. Deixe que o tapete se mova e vá acompanhando a velocidade. Aumente-a gradualmente, deixando que o corpo se acostume ao impacto. Nunca coloque uma velocidade que não aguenta, pois as chances de tropeçar e de cair são enormes se fizer isso.

Por fim, se ligue na pisada. O ideal é sempre pisar primeiro com os calcanhares na esteira. As pontas dos pés não oferecem a mesma estabilidade que os calcanhares. Além disso, a pisada com a parte de trás dos pés diminui as chances de lesão.

Controle sua postura e sua respiração

Correr na esteira é ótimo por muitos motivos. Um deles é que ela permite que você passe a analisar sua postura enquanto corre. Na rua, com todas as distrações visuais que temos, muitas vezes não percebemos que estamos muito curvados ou desequilibrados.

Na esteira, cometer erros em termos de postura pode levá-lo a ter lesões. A mais comum delas é nos pulsos. As pessoas tendem a se segurar nas barras de segurança, sem saber que todo o impacto do exercício irá acabar se depositando nos braços, nos pulsos e nas mãos.

Normalmente quem faz isso comete outro erro: se inclinar muito para frente. Essa é uma atitude bem comum, uma pequena “trapaça”, na verdade, já que inclinar o tronco facilitará as passadas. Isso deve ser feito apenas em subidas. Em corridas planas ou em declive, mantenha-se com as costas o mais retas possíveis.

Por fim, controle sua respiração. A respiração não pode variar, independente da velocidade em que está. Seja caminhando, seja correndo, não respire com muita intensidade. Não interessa se é respiração pelo nariz ou pela boca. O que importa é que ela seja calma.

Use a elevação da esteira a seu favor

Poucos dão atenção àquele botãozinho da esteira responsável por incliná-la. Ele não pode ser ignorado, já que cumpre um papel importante na função do aparelho. As esteiras mais atuais e tecnológicas contam com vários níveis de inclinação. O ideal, contudo, é ficar no máximo com 2% de inclinação caso esteja correndo.

A inclinação simula resistência ao ar e outras condições que só existem em corridas ao ar livre. A mais óbvia, é claro, são os aclives. Por isso uma inclinação de mais de 2% torna-se perigosa para os tendões e para as articulações se você for correr. Caso queira caminhar, aí não há qualquer tipo de impedimento.

Foque sua atenção na corrida

Não desvie sua atenção para o mundo da lua enquanto estiver correndo. Há quem goste de ver TV enquanto corre. Muitos ouvem música. Nada disso é ruim, desde que você consiga manter-se focado em suas passadas.

Basta um descuido para que o seu corpo se desequilibre e você sofra um acidente grave. Preste atenção no espaço em cima da esteira. Não corra com os cadarços desamarrados. Se precisar, pause a corrida e respire um pouco.

Não esqueça desses conselhos também na hora de terminar a atividade. Independente de estar correndo ou caminhando, vá baixando a velocidade aos poucos. Desça do aparelho apenas quando o tapete estiver mesmo parado. Se preciso for, use o botão de emergência.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Chegada do inverno provoca mofo e bolor nas residências
Variedades

Chegada do inverno provoca mofo e bolor nas residências

Além do frio, a baixa umidade promove o aumento dos fungos nas casas

Época de frio exige cuidado extra com os veículos
Variedades

Época de frio exige cuidado extra com os veículos

Saiba quais são os cuidados extras necessários com os veículos na época de frio e como manter seu carro se...

Varidades

11 maneiras de combater a ansiedade

Uma em cada três pessoas no mundo sofre de ansiedade e segundo estudo da Organização Mundial da Saúde.

Vídeo

Ferrugem pisa na mão de fã durante show na Bahia; veja vídeo Veja mais Vídeos ›

Podcast

Movimento do comércio no feriado de Corpus Christi agrada lojistas e consumidores
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram