Micareta

Pesquisa aponta que 48% dos foliões preferem que micareta comece as 14h; veja outros dados

De acordo com Edson, desde o ano passado que o governo vem fazendo essa pesquisa sobre a Micareta, por entender que esse é um dos maiores eventos que se realiza em Feira de Santana.

16/05/2019 às 13h40, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Atualizada às 16h20

Uma pesquisa feita com foliões sobre os diversos aspectos da organização da Micareta 2019 foi apresentada nesta quinta-feira (16) pela Prefeitura de Feira de Santana. A pesquisa foi feita a partir do dia 6 maio, após a festa. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, o principal objetivo da pesquisa foi obter uma avaliação científica e estatística da Micareta.

Confira os dados completos da pesquisa sobre a Micareta 2019

“Não basta apenas uma mera observação, a gente ficar olhando os quatro dias ou ouvindo uma opinião aqui e acolá, claro que todas as opiniões são importantes, mas quando se faz uma pesquisa, se consegue dados estatísticos, consegue uma apuração científica do evento”, afirmou.

De acordo com Edson, desde o ano passado que o governo vem fazendo essa pesquisa sobre a Micareta, por entender que esse é um dos maiores eventos que se realiza em Feira de Santana. Segundo ele, na Micareta deste ano foram mais de 1 milhão e 300 mil pessoas circulando nos quatro dias de festa, o que dá uma média superior a 300 mil pessoas por dia.

Entre os dados mais relevantes obtidos na pesquisa, na opinião do secretário Edson Borges, está o horário de início e fim da festa. Ele observa que o folião está aprovando que a micareta comece mais cedo, como ocorreu esse ano e quer que termine no máximo às 3h da manhã.

O gosto musical dos foliões foi outro dado que chamou a atenção do secretário. De acordo com ele, a pesquisa revela que Axé e o Pagode dividem a preferência dos foliões. Ele afirmou que esses dados baseiam e surpreende a equipe de realização da Micareta.

“A festa sempre tem que ter aperfeiçoamentos. Uma festa dessa magnitude nunca tem a organização encerrada, todo ano se verifica mudanças, por menores que sejam”, observou. Edson Borges ainda falou sobre a banda que mais agradou o público, segundo a pesquisa.

“A gente viu no domingo que foi um fenômeno a banda Lambasaia na avenida, foi um público monstruoso. Tivemos muitas atrações com grandes públicos, mas Lambasaia foi extremamente surpreendente”, comentou.

Mudança de data da Micareta

A mudança da data da festa não foi colocada na pesquisa deste ano. Mas segundo o secretário Edson Borges, no ano passado essa questão foi colocada para o folião.

“Na pesquisa do ano passado tivemos 40% dos entrevistados defendendo que a festa deve continuar em abril e 60% acham que deve sair de abril, sem especificar datas. Mas independente da opinião popular, defendo que devemos ouvir profissionais envolvidos na festa”, ressaltou.

Edson Borges informou que no dia 29 de maio o prefeito Colbert Martins da Silva Filho vai fazer uma reunião e a principal pauta vai ser exatamente se a Micareta fica em abril ou se muda para outra data.

“Como secretário, eu já tenho minha posição formada. Acho que deve sair de abril e deve começar pelo menos em outubro. Tem que ser em outubro ou novembro. A micareta tem que ser a primeira festa do ciclo de festas do verão do Bahia. Tem que haver uma análise técnica disso, pois a festa envolve recursos financeiros não só da prefeitura”, afirmou.

Como a pesquisa foi feita

O centro da cidade e mais 20 bairros de Feira de Santana foram escolhidos para responderam ao questionamento sobre a micareta. A margem de erro da pesquisa é de 4.5%. 500 pessoas foram entrevistadas e de acordo com o secretário municipal de Comunicação, Valdomiro Silva, somente foliões responderam a pesquisa.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Pessoas que apenas acompanham e não presenciaram a festa, não puderam responder a pesquisa, que foi exclusiva para foliões. Acredito que assim atingimos um resultado bem próximo do conceito que as pessoas fizeram dessa Micareta”, analisou.

Banheiros químicos

Os banheiros químicos disponibilizados no circuito da festa, foi um dos itens reprovados pelos foliões que responderam a pesquisa, conforme informou o secretário Valdomiro Silva.

“Notamos, por exemplo, que sanitário químico ainda é uma situação a ser melhor administrada na organização da festa. O índice de aprovação dos sanitários químicos é baixo, inferior a 50%. Este é um ponto que a prefeitura precisa se preocupar em melhorar”, afirmou.

Já limpeza e iluminação do circuito, tiveram bons índices, melhorando em relação aos índices de 2018, segundo informou Valdomiro Silva.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Prefeito de Feira de Santana

Micareta de Feira 2024

Mudança de local, proximidade de trios e barulho excessivo: Prefeito Colbert Martins faz análise sobre Micareta de Feira 2024

O prefeito esteve no Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News, na manhã desta terça-feira (23), e destacou alternativas que...

23/04/2024 às 21h45

Secretária de Comunicação comemora sucesso da Micareta e fala sobre radialistas homenageados

Micareta 2024

Secretária de Comunicação comemora sucesso da Micareta e fala sobre radialistas homenageados

Na oportunidade, Renata agradeceu a toda a imprensa pelo trabalho de cobertura e transmissão que levou a festa para o...

23/04/2024 às 20h08

equipe do acorda cidade

Cobertura da Micareta

Milhares de pessoas acompanharam a Micareta de Feira pelo Acorda Cidade

Mais de 1,2 milhão de pessoas foram alcançadas por meio do portal acordacidade.com.br e mais de 300 mil pelo Instagram....

23/04/2024 às 15h20

Documentos Perdidos

Feira de Santana

Mais de 500 documentos perdidos na Micareta serão devolvidos a partir desta quarta-feira (24); confira a lista

Os foliões terão um prazo de 30 dias para retirar na sede do CPR-L.

22/04/2024 às 18h35

Arrastão da Micareta com Thiago Aquino

Micareta 2024

Colbert faz avaliação prévia da Micareta de Feira 2024: “Foi tranquila” 

Outra novidade nesta edição da maior Micareta do país, foi a atração dos Bonecos de Olinda, que animaram a folia...

22/04/2024 às 17h42

CBMBA na Micareta de Feira de Santana

Micareta de Feira

CBMBA atende 102 ocorrências nos quatro dias da Micareta de Feira de Santana

A instituição não registrou nenhuma ocorrência de maior gravidade. No mesmo período os bombeiros realizaram 378 orientações.

22/04/2024 às 17h36

image

Rádio acorda cidade