Feira de Santana

Dia do Assistente Social: professora destaca áreas de atuação da profissão

Na opinião da professora, durante o processo de formação, é de extrema importância que o aluno de serviço social possa enxergar além dos muros da faculdade e tenha realmente contato com as diversas questões sociais.

15/05/2019 às 16h27, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O Dia do Assistente Social é comemorado hoje, dia 15 de maio. A data chama a atenção para a importância da atuação desses profissionais e também a situação atual do mercado de trabalho. A professora Mírian Caldas que também é assistente social e atua no corpo docente da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), ressalta que o papel do assistente social é sobretudo na perspectiva da garantia de direitos.

De acordo com ela, os assistentes sociais trabalham diariamente junto aos cidadãos que têm seus direitos violados diuturnamente. Para ela, uma das funções do profissional de assistência social é contribuir para o despertar da consciência crítica da sociedade e para que as pessoas possam usar todos os instrumentos legais a seu favor, a fim de materializar o seu direito.

Orisa Gomes/Acorda Cidade

“Nessa sociedade conturbada que ora vivemos, a minha palavra é de muita tranquilidade, porque para o serviço social nunca houve tempo bom. Nossos tempos sempre foram tempos de lutas e de vitórias. Claro, que com muito suor. O assistente social trabalha em todos os segmentos que a sociedade oferece. Trabalhamos na saúde, hoje há um grande número de assistentes sociais alocados nos setores de saúde. Trabalhamos junto a segurança pública, seguridade social, na educação e a cada dia, no serviço jurídico. O assistente social vai se mostrando de importância ímpar para compor as equipes multidisciplinares”, afirmou.

Mirian também comenta que além de trabalhar pautado na garantia de direitos, o assistente social atua fortemente com as relações interpessoais e auxiliando as pessoas a curarem feridas da alma. De acordo com ela, o assistente social através da sensibilidade acessa as dores visíveis que a sociedade produz e os indivíduos absorvem e penetram nesse interior. Formata uma relação de confiança entre ele e aquele cidadão que sofre e conspira para que tenha uma melhor qualidade de vida.

Na opinião da professora, durante o processo de formação, é de extrema importância que o aluno de serviço social possa enxergar além dos muros da faculdade e tenha realmente contato com as diversas questões sociais. Esse contato aproxima o assistente social a comunidade e consequentemente permite que o trabalho flua da melhor maneira possível. Em comemoração ao Dia do Assistente Social, a Faculdade Anísio Teixeira vai realizar um momento de troca de informações sobre a profissão com os alunos. No próximo domingo (19), os alunos vão até a Feirinha da Cidade Nova para informar sobre a atuação do serviço social.

“Vamos levar informações importantes sobre o combate a violência contra a mulher, criança, adolescente e idoso; paternidade responsável; encaminhamentos para a rede de proteção sócio-assistencial, dentre outros, a depender da necessidade. Se Identificarmos uma criança em trabalho infantil imediatamente procuramos saber sobre o responsável, ou se existe uma necessidade de encaminhar para o conselho tutelar para pedir o apoio da rede. Já fizemos essa ação na feira da Estação Nova, Tomba e agora da Cidade Nova. Estamos levantando o perfil do feirante de Feira de Santana. Essa pesquisa é liderada pela professora Patrícia Martins e Fernanda Ferreira. Ao final, teremos um diagnóstico bastante substanciado sobre o perfil desse cidadão e cidadã que trabalha todos os dias nas feiras de Feira de Santana”, concluiu. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade