Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Gov BA modelo de gestão
  • Gov BA modelo de gestão
20 de Agosto de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 15/05/2019 16h27.

Dia do Assistente Social: professora destaca áreas de atuação da profissão

Na opinião da professora, durante o processo de formação, é de extrema importância que o aluno de serviço social possa enxergar além dos muros da faculdade e tenha realmente contato com as diversas questões sociais.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Dia do Assistente Social: professora destaca áreas de atuação da profissão
Orisa Gomes/Acorda Cidade

Rachel Pinto

O Dia do Assistente Social é comemorado hoje, dia 15 de maio. A data chama a atenção para a importância da atuação desses profissionais e também a situação atual do mercado de trabalho. A professora Mírian Caldas que também é assistente social e atua no corpo docente da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), ressalta que o papel do assistente social é sobretudo na perspectiva da garantia de direitos.

De acordo com ela, os assistentes sociais trabalham diariamente junto aos cidadãos que têm seus direitos violados diuturnamente. Para ela, uma das funções do profissional de assistência social é contribuir para o despertar da consciência crítica da sociedade e para que as pessoas possam usar todos os instrumentos legais a seu favor, a fim de materializar o seu direito.

Orisa Gomes/Acorda Cidade

“Nessa sociedade conturbada que ora vivemos, a minha palavra é de muita tranquilidade, porque para o serviço social nunca houve tempo bom. Nossos tempos sempre foram tempos de lutas e de vitórias. Claro, que com muito suor. O assistente social trabalha em todos os segmentos que a sociedade oferece. Trabalhamos na saúde, hoje há um grande número de assistentes sociais alocados nos setores de saúde. Trabalhamos junto a segurança pública, seguridade social, na educação e a cada dia, no serviço jurídico. O assistente social vai se mostrando de importância ímpar para compor as equipes multidisciplinares”, afirmou.

Mirian também comenta que além de trabalhar pautado na garantia de direitos, o assistente social atua fortemente com as relações interpessoais e auxiliando as pessoas a curarem feridas da alma. De acordo com ela, o assistente social através da sensibilidade acessa as dores visíveis que a sociedade produz e os indivíduos absorvem e penetram nesse interior. Formata uma relação de confiança entre ele e aquele cidadão que sofre e conspira para que tenha uma melhor qualidade de vida.

Na opinião da professora, durante o processo de formação, é de extrema importância que o aluno de serviço social possa enxergar além dos muros da faculdade e tenha realmente contato com as diversas questões sociais. Esse contato aproxima o assistente social a comunidade e consequentemente permite que o trabalho flua da melhor maneira possível. Em comemoração ao Dia do Assistente Social, a Faculdade Anísio Teixeira vai realizar um momento de troca de informações sobre a profissão com os alunos. No próximo domingo (19), os alunos vão até a Feirinha da Cidade Nova para informar sobre a atuação do serviço social.

“Vamos levar informações importantes sobre o combate a violência contra a mulher, criança, adolescente e idoso; paternidade responsável; encaminhamentos para a rede de proteção sócio-assistencial, dentre outros, a depender da necessidade. Se Identificarmos uma criança em trabalho infantil imediatamente procuramos saber sobre o responsável, ou se existe uma necessidade de encaminhar para o conselho tutelar para pedir o apoio da rede. Já fizemos essa ação na feira da Estação Nova, Tomba e agora da Cidade Nova. Estamos levantando o perfil do feirante de Feira de Santana. Essa pesquisa é liderada pela professora Patrícia Martins e Fernanda Ferreira. Ao final, teremos um diagnóstico bastante substanciado sobre o perfil desse cidadão e cidadã que trabalha todos os dias nas feiras de Feira de Santana”, concluiu. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Pesquisa revela como jovens reagem ao serem reprovados em entrevistas
Mundo do Trabalho

Pesquisa revela como jovens reagem ao serem reprovados em entrevistas

Maioria afirma lidar bem com retornos negativos

Profissões ligadas à tecnologia serão mais promissoras, mostra Senai
Mundo do Trabalho

Profissões ligadas à tecnologia serão mais promissoras, mostra Senai

Realizado para subsidiar a oferta de cursos da instituição, o Mapa do Trabalho Industrial indica que, até 2...

Como responder às cinco perguntas mais famosas em entrevistas de emprego
Mundo do Trabalho

Como responder às cinco perguntas mais famosas em entrevistas de emprego

A verdade é que não existe resposta certa ou errada, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem...

Vídeo

Vídeo mostra suspeito de crime no bairro Tomba; polícia pede ajuda da população para localizá-lo Veja mais Vídeos ›

Podcast

Mudanças devido a interdição de prédio deixam o trânsito congestionado no centro de Feira de Santana
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram