Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
20 de Julho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 14/05/2019 10h29.

Cuca promove exposição internacional com artistas da Bahia e dos EUA

A ‘Exposição de Artes Visuais Prisma – Projeto de Intercâmbio Artístico e Cultural Brasil, EUA e Canadᒠficará em cartaz até 31 de julho de 2019.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Cuca promove exposição internacional com artistas da Bahia e dos EUA

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana promove a exposição internacional Prisma, no Museu Regional de Arte (MRA), localizado no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O vernissage será nesta quinta-feira (16), às 19h30, com exposição de fotografias do Grupo Quanta, composto pelos artistas plásticos feirenses Edson Machado, George Lima, Juraci Dórea e Maristela Ribeiro, da convidada Karen Ostrom, canadense radicada nos EUA, além de apresentação musical do duo de violão Lázaro Amaral e Hamilton Gonçalves.

A ‘Exposição de Artes Visuais Prisma – Projeto de Intercâmbio Artístico e Cultural Brasil, EUA e Canadá’ ficará em cartaz até 31 de julho de 2019. Conforme Maristela Ribeiro, artista visual e curadora da mostra, a ênfase está na produção contemporânea com plataforma que abrange compartilhamentos poéticos, de debates e também de reflexões sobre a arte, a vida, a cidade, o contexto social e o cotidiano.
Na mostra, Edson Machado exibe imagens capturadas em ‘Vernissages’, onde, através da técnica

fotográfica de sequência, flagra momentos e situações reveladoras da íntima relação da obra de arte com o crítico, curador, artista e público. Por sua vez, George Lima apresenta ensaio fotográfico ‘Figuras’, composto por 12 imagens criadas a partir de marcas da infância, com proposta de reflexão sobre temas aparentemente contraditórios: a estabilidade e o desequilíbrio, a fragilidade e a solidez, a resiliência e a vulnerabilidade.

Juraci Dórea expõe oito trabalhos da série ‘Arte para ninguém’ e quatro desenhos sobre cerâmica. São obras recentes em que o artista coloca em discussão certas nuances da arte contemporânea, como o significado da contemplação, a obsessão pelo espetáculo e a ruptura da aura do objeto. Os trabalhos situam-se nos limites da arte efêmera, do ‘site specific’ e da ‘landart’, mas têm como ponto central a figura do espectador ausente.

Maristela Ribeiro apresenta fotografias aéreas – ‘plongées’ – da série ‘Calle de Libreros’ realizada na rua de mesmo nome, durante estância doutoral em Valência, na Espanha. A artista expõe a ilusão da referência realista, por meio de uma outra percepção do espaço, marcada pela distância exagerada entre a objetiva e seu referente. A mudança do ponto de vista busca desafiar a perspectiva clássica.

A artista canadense radicada nos EUA, Karen Ostrom, apresenta fotografias, instalações ciclorâmicas, vídeos e trilhas sonoras. Os trabalhos integram um projeto em desenvolvimento, no qual a artista cria uma certa atmosfera combinada a um jogo visual complexo, que exige uma apreciação cuidadosa por parte do espectador. 

Karen Ostrom, há mais de 20 anos, reencena episódios do cotidiano como recurso para dar prosseguimento a uma vila de pescadores fictícia, inspirada na história da sua família e na migração dos escandinavos para a costa noroeste do Canadá. As obras vislumbram um conjunto que propõe um contraponto entre o histórico e o contemporâneo, seja caminhando por entre uma versão do ‘Três de Maio de 1808’ de Goya, ou noutra, em um cenário mortal dos anos de 1920.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Wanessa Camargo confirma presença em evento solidário em Feira de Santana
Agenda Cultural

Wanessa Camargo confirma presença em evento solidário em Feira de Santana

Uma noite de amor, solidariedade e música boa. Um verdadeiro encontro do bem

Espetáculo Matraga integra programação do Feira tem Teatro
Agenda Cultural

Espetáculo Matraga integra programação do Feira tem Teatro

O espetáculo Matraga é adaptado da obra A hora e a vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa.

O espetáculo 'Maria Minhoca' está de volta!
Teatro

O espetáculo 'Maria Minhoca' está de volta!

A estreia da nova temporada do Domingo Tem Teatro é marcada pela participação do espetáculo “Maria Minhoc...

Vídeo

Cachorro destrói quarto da dona, deixa ela uma fera e viraliza; assista Veja mais Vídeos ›

Podcast

Moradores do bairro Campo Limpo reclamam da situação das ruas e fazem equilibrismo para não caírem na lama
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram