Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  •  Reserva Lumiere
  •  Reserva Lumiere
26 de Agosto de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 13/05/2019 13h30.

Mais de 70% dos microempreendedores utilizam o WhatsApp

Pequenas empresas investem na informatização e na utilização da rede social
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Mais de 70% dos microempreendedores utilizam o WhatsApp
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Nos últimos três anos, os pequenos negócios brasileiros investiram massivamente na informatização e na utilização de redes sociais e aplicativos. Essas ferramentas dominaram o mercado e se tornaram essenciais para a comunicação entre as empresas e os clientes, que cada vez mais levam em conta as redes sociais e os aplicativos de mensagens na hora de tomar suas decisões de consumo. E quem saiu na frente com larga distância entre os demais concorrentes foi o Facebook e o aplicativo WhatsApp.

Uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entre abril e junho de 2018, constatou que 72% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possui perfil no Facebook. O estudo “Transformação Digital nas MPE” foi realizado com 6.022 empresários em todo o país. De acordo com os entrevistados, as vendas pelas redes sociais devem avançar 51% nos próximos cinco anos.

O principal uso do WhatsApp pelos microempreendedores é para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), seguido por atender o cliente “on-line” (59%) e fazer vendas (43%). O Facebook também é utilizado para os mesmos fins, mas com menos intensidade: 37%, 24% e 17%, respectivamente. Essa tendência de utilizar o WhatsApp para negócios e não só para conversas privadas e informais já foi detectada pelo menos desde 2018.

No começo do ano passado, foi lançada a funcionalidade WhatsApp Business, uma versão do aplicativo de mensagens para empresas, com o objetivo de entrar no mercado de comunicação empresarial. A ferramenta conta com uma série de recursos para os empreendedores, como possibilidade de exibir o local de funcionamento, telefone, etiquetas para organizar contatos e conversas, filtro de conversas e configuração de respostas rápidas para tirar dúvidas frequentes.

O app para android chegou em terras brasileiras apenas uma semana depois do lançamento. Os usuários do celular da Apple, no entanto, tiveram que esperar muito mais, já que o app para iOs, sistema operacional do iPhone, só chegou à loja de aplicativos no dia 4 de abril deste ano. Um ano depois do anúncio, o WhatsApp Business já tem 5 milhões de empresas cadastradas, segundo a companhia.

Quando a plataforma foi anunciada, 4 entre 5 empresas já usavam o aplicativo para se comunicar com clientes, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Morning Consult a pedido do Facebook. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o WhatsApp tinha cerca de 120 milhões de usuários brasileiros em 2018. No mundo, esse número chega a 1,5 bilhão. O advento da nova ferramenta fez surgir, ainda, serviços de marketing especializados em estruturar e automatizar a comunicação das empresas com seus clientes, como é o caso do WhatsApp Business API.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Olimpíada brasileira de robótica acontece neste final de semana em Salvador
Bahia

Olimpíada brasileira de robótica acontece neste final de semana em Salvador

A competição recebe 53 equipes do interior, as maiores delegações são das regiões sudoeste e este baiano

JS Day movimenta a tecnologia um dia inteiro no campus da FTC
Educação

JS Day movimenta a tecnologia um dia inteiro no campus da FTC

O evento que reuniu estudantes, professores e curiosos sobre o desenvolvimento tecnológico FTC Feira de Santa...

Tecnologia

Microsoft muda políticas de privacidade para monitorar áudios

A nova redação das políticas de privacidade da Microsoft agora admite que ela usa pessoas no processamento ...

Vídeo

Veja vídeo em 3D de como ficará o Centro de Educação, no prédio do FTC Veja mais Vídeos ›

Podcast

CDL realiza entrega dos prêmios da campanha Liquida Feira 2019
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram