Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
20 de Julho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 13/05/2019 09h49.

'Conto em Cena - 10 anos' acontece nos dias 17 e 18 de maio em Feira de Santana

O nome do espetáculo já sugere a intenção estética do novo espetáculo: Nelson em Jogo.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
'Conto em Cena - 10 anos' acontece nos dias 17 e 18 de maio em Feira de Santana
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Em comemoração aos 10 anos de existência, em 2019, o Grupo Conto em Cena estreia seu mais novo espetáculo Nelson em Jogo.

Em 2009, a partir de um curso específico de teatro físico, o grupo montou o seu primeiro conto Noiva da Morte, de Nelson Rodrigues e, no ano seguinte, o segundo do mesmo autor, O Justo. Esses dois contos ao longo desse tempo vêm sendo apresentados juntos, com intervalo de 10 minutos entre um conto e outro.

O formato desses espetáculos, por terem sidos os primeiros, uma vez que o Grupo estava em construção de seu caminho estético, não estavam de acordo com os demais espetáculos montados, pois, as outras peças teatrais do Conto em Cena – A Cartomante, de Machado de Assis; Amor, de Clarice Lispector e; Matraga, de Guimarães Rosa – trilharam caminhos estéticos diferentes. Devido a essa necessidade, a de colocar nossos primeiros espetáculos na mesma formatação que os demais e, imprimir neles também a marca do Grupo é que estão sendo remontados os espetáculos Noiva da Morte e O Justo.

As histórias falam de um contexto localizado na década de 1950, na qual a sociedade brasileira tinha todo um comportamento específico na época e, demostrado através das histórias rodriguianas. Nos dois contos montados pelo grupo é abordada discussão de gênero – Noiva da Morte – e, abuso sexual na família – em O Justo.

Então, o primeiro, conta a história de Alipinho, um menino de classe média, que fora sempre tratado com delicadeza e ensinado por sua mãe de que o homem não precisa ser rude. Discordando do discurso da mãe, o pai - que ficara doente pouco antes de morrer - faz com que o médico da família o prometa que irá fazer Alipinho se casar. Com o desejo de satisfazer seu ego, o médico usa de todas as artimanhas necessárias para conseguir realizar o desejo do pai do menino. Essa montagem traz a tona todo o ambiente familiar do período de 1950, colocando a vista os valores que eram tão sustentados pela sociedade desse período.

E no segundo, é a vez da história de Isaurinha, moça agregada da família, que aparece grávida. A notícia cai como uma bomba sobre a tradicional casa, na qual a figura patriarcal, déspota e autoritário de Sr. Clementino passa a desconfiar dos genros e filhos. Entre conflitos e suspeitas, a vítima aponta Jucá, filho solteiro, como o responsável pela sua gravidez. Na intenção de reafirmar a sua postura de chefe e manter os valores familiares que ele tanto defende, o pai faz com que os dois se casem. Nas núpcias, segredos serão revelados capazes de questionar a moral desta família.

As duas histórias continuarão sendo contadas, entretanto, o foco dessa remontagem é o autor: Nelson Rodrigues. Através desse espetáculo, será discutido o jogo psicológico do autor. A partir das histórias e dos personagens, abordaremos como Nelson Rodrigues enxergava a sociedade da qual ele fazia parte e todas as mazelas que, em sua maioria, eram veladas por um conjunto de pessoas que preferiam a hipocrisia que a verdade. Essa “verdade” aparece nos textos e nos personagens que o autor construiu de maneira precisa e ampla.

Dessa forma, o nome do espetáculo já sugere a intenção estética do novo espetáculo: Nelson em Jogo. Pois, será ele a ser colocado na mesa, para que o público entenda melhor a contextualização de sua obra. No elenco: Elidiane Souza, Leyde Alencar, Monica Cruz, Tereza Guimarães, Lion Guimarães, Welber Oliveira, Anibal Bastos, Fernando Souza e direção de Geovane Mascarenhas.

Serviço:
Espetáculo: Nelson em jogo
Local: Teatro Cuca
Data: 17 e 18 de maio
Valor: 30,00(inteira) 15,00 (meia)

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Wanessa Camargo confirma presença em evento solidário em Feira de Santana
Agenda Cultural

Wanessa Camargo confirma presença em evento solidário em Feira de Santana

Uma noite de amor, solidariedade e música boa. Um verdadeiro encontro do bem

Espetáculo Matraga integra programação do Feira tem Teatro
Agenda Cultural

Espetáculo Matraga integra programação do Feira tem Teatro

O espetáculo Matraga é adaptado da obra A hora e a vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa.

O espetáculo 'Maria Minhoca' está de volta!
Teatro

O espetáculo 'Maria Minhoca' está de volta!

A estreia da nova temporada do Domingo Tem Teatro é marcada pela participação do espetáculo “Maria Minhoc...

Vídeo

Cachorro destrói quarto da dona, deixa ela uma fera e viraliza; assista Veja mais Vídeos ›

Podcast

Moradores do bairro Campo Limpo reclamam da situação das ruas e fazem equilibrismo para não caírem na lama
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram