Dia das Mães

Mães relatam rotina de superação e aprendizado com bebês prematuros

Nesse Dia das Mães elas têm muito a comemorar, especialmente a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento dos seus bebês.

12/05/2019 às 11h53, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A experiência de ser mãe de bebê prematuro uniu um grupo de mães de Feira de Santana. Cinco mulheres que tiveram seus bebês antes de nove meses se conheceram no Hospital da Mulher no ano passado, criaram um perfil no Instagram e sempre estão mantendo contato, se encontrando e trocando experiências sobre a maternidade. Nesse Dia das Mães elas têm muito a comemorar, especialmente a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento dos seus bebês. A professora Marielly Barbosa Mota, de 30 anos e a autônoma Camila Capistrano Di Paula, de 31 anos, são integrantes desse grupo de mães e contaram a reportagem do Acorda Cidade sobre a rotina de ser mãe de bebês prematuros, alguns dilemas vividos que envolvem medo, ansiedade e também momentos de superação que trazem muitas alegrias e mais esperança.

Foto: Arquivo Pessoal

Marielly já tinha uma filha de nove anos, quando engravidou do pequeno Tito Vinícius que atualmente tem dez meses. A gravidez ia muito bem até que durante a realização de exames de rotina ela foi informada que o bebê parou de crescer. Marielly precisou ser internada no Hospital da Mulher para o acompanhamento da gestação e foi nessa época que conheceu Camila que estava grávida de 30 semanas de Cecília e já apresentava dilatação precoce do útero de três centímetros.

As duas ficaram na enfermaria A e durante o período de internamento compartilharam muitos momentos juntas. Marielly teve Tito de parto cesáreo e dias depois Camila que já era mãe de Nicole que também nasceu prematura , tornou-se mãe de Cecília. Tito nasceu aos sete meses e Cecília aos oito meses. Ambos necessitaram de alguns cuidados especiais, passaram por momentos que deixaram as mães apreensivas e hoje estão distribuindo saúde e disposição.

Marielly disse que enquanto esteve internada as conversas com Camila, as palavras de ânimo e de coragem reforçavam que tudo ia ficar bem. Tito nasceu saudável, apenas com uma pequena dificuldade pulmonar, resultante da própria prematuridade. Faz fisioterapia até hoje e apresenta avanços a cada semana.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

“A gente se conheceu no hospital não como Marielly e como Camila. A gente se conheceu como mãe de Tito, mãe de Cecília. A maternidade sempre foi algo maior. E assim vencemos, é um dia de cada vez. Um aprendizado diário. Aprendemos muito com as nossas experiências e com os nossos filhos”, afirmou.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

Desafios da prematuridade

Ser mãe de bebê prematuro é lidar com o medo, a insegurança e Camila ressaltou que a todo o momento ela e Marielly eram preparadas para serem mães de UTI. A equipe médica do hospital deixava claro que a prematuridade dos bebês poderia ocasionar alguma intercorrência e assim se caso houvessem complicações os bebês seriam encaminhados para a UTI. Por sorte e graça divina, os bebês Tito e Cecília não chegaram a passar por esse processo, mas Marielly e Camila chegaram a acompanhar dramas difíceis de outras mães que tiveram os quadros de saúde de seus bebês agravados e até evoluíram para óbito.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

“Uma amiga nossa chegou a ter o bebê e depois ele morreu. Vivemos momentos difíceis de muita apreensão do que pudesse acontecer com os nossos filhos e vimos muitas histórias tristes de outras mães. Vimos também momentos de alegrias e vitórias de bebês que os médicos deram 25% de chance de vida e eles conseguiram reverter essa situação. Hoje estão gordinhos e saudáveis. Criamos uma rede de apoio entre nós e depois levamos para as redes sociais com o objetivo de ajudar outras mães que passaram e estão passando pela mesma experiência”, relatou Camila.

Rede de Apoio

Marielly e Camila criaram junto com outras três mães um perfil no instagram chamado Mães Prematuras (maes_prematuras) que conta um pouco da história de cada uma e também serve como apoio para outras mães de bebês prematuros. Participam também de um grupo no WhatsApp onde compartilham momentos, ideias e a todo momento estão em contato. Marielly comenta que nessa rede de apoio as mães se ajudam entre si e ajudam outras mamães que enfrentam dificuldades. Tanto o instagram, quanto o WhatsApp funcionam como um espaço de diálogo, desabafo e conversa, como também evidenciam a força e a solidariedade feminina e materna. O grupo sempre faz doações e campanhas para ajudar as mães que mais precisam com arrecadação de alimentos e itens de enxoval de bebê.


Destinos traçados na maternidade

O encontro de Marielly, Camila, Tito e Cecília não aconteceu por acaso. As mães que dividiram momentos de alegria e tristeza na maternidade atualmente são grandes amigas e fazem questão de passar o mesmo sentimento para os filhos. Desejam com muita força que eles possam estender os laços de amizade e irmandade e que ao longo de suas trajetórias vejam o quanto são fortes, vencedores e rodeados de muita proteção e muito amor.

Elas dizem que esperam que tudo que viveram juntas permita aos filhos significados de fé, perseverança e sentimentos bons. E que eles possam levar esses significados para o futuro e como aprendizado de toda uma vida.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

Missa do AAPC

Feira de Santana

Missa celebra os 22 anos de fundação da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer de Feira de Santana

Cerca de 2.500 pacientes são acompanhados na AAPC.

24/04/2024 às 12h45

Animais resgatados

Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins anuncia contrato para castração de animais de rua e possibilidade de implantação de uma clínica PET

Ele destacou sobre os resultados da Micareta 2024, entre eles o sucesso do Espaço PET que foi implantado na Avenida...

24/04/2024 às 12h44

image

Rádio acorda cidade