Acorda Cidade - Dilton Coutinho

29 de Maio de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 11/05/2019 12h50.

5 mitos e verdades sobre a audição

É verdade que som muito alto causa danos nas células sensoriais auditivas e essas não se regeneram.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
5 mitos e verdades sobre a audição
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A deficiência auditiva pode ser causada por diversos fatores, como o envelhecimento, por exemplo, que é um dos principais motivos para esse tipo de problema.

Segundo dados do Hear-it, site referência na questão, a capacidade de ouvir piora a partir dos 40 anos de idade e mais da metade das pessoas, ao atingir os 80, sofre significantemente da deficiência, chamada de Presbiacusia quando relacionada à idade. Outro motivo comum que pode levar a perda auditiva é exposição a ruídos.

1 – Escutar música alta em fones de ouvido pode causar surdez?

Verdade! Segundo a fonoaudióloga Viviane Chein, da Telex Soluções Auditivas, a perda de audição ocorre porque o som muito alto causa danos nas células sensoriais auditivas e essas não se regeneram. “O limite de exposição a sons recomendado é de 85 decibéis e o tempo de exposição não pode ultrapassar 8 horas”, alerta. Foi o caso do cantor britânico Brian Johnson, líder do AC/DC, que desde 2016 menciona o problema em entrevistas e palestras.

 

2 – perda auditiva não tem solução?

Mito! Em grande parte dos casos, a perda pode ser tratada com o uso de aparelhos específicos. Viviane conta que os dispositivos estão cada vez mais modernos e confortáveis. “Eles são capazes de amplificar os sons, ajudando as pessoas no processo de reabilitação auditiva de maneira bastante eficaz”, conta.

 

3 – Zumbido e sensação de tontura podem ser sintomas de perda auditiva?

Verdade. Para a fonoaudióloga, tanto o zumbido quanto a sensação de tontura, podem ser indícios de problemas auditivos. “O ideal é procurar um profissional habilitado, que seja capaz de fazer o diagnóstico e indicar o melhor tipo de tratamento”, pontua.

 

4 – Infecção de ouvido pode causar perda de audição?

Verdade! As infecções de ouvido – otites –, podem trazer transtornos caso ocorram de forma repetitiva. “É necessário ficar atento, em especial no caso de crianças, que são mais suscetíveis a inflamações”, ressalta Viviane. Para evitá-las, o ideal é manter os ouvidos secos e tratar de maneira adequada gripes e dificuldades respiratórias, pois essas podem estar ligadas diretamente a audição. Não podemos deixar de ressaltar que a qualquer sinal de dificuldades é importante procurar seu médico otorrinolaringologista para avaliação detalhada.

 

5 - Cera de ouvido em excesso pode deixar surdo?

Mito. O acúmulo de cera pode impedir o som de chegar ao tímpano. Entretanto, não é um problema que possa causar surdez. “Esse tipo de caso pode ser resolvido com a remoção do excesso de cerume e, posteriormente, a pessoa conseguirá ouvir de forma adequada”, finaliza a fonoaudióloga.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Boletim

Covid-19: Brasil tem 438.238 casos; total de mortes chega a 26.754

Segundo Ministério da Saúde, 177.604 pacientes foram recuperados.

Bahia tem mais de 5 mil pessoas recuperadas da covid-19
Boletim

Bahia tem mais de 5 mil pessoas recuperadas da covid-19

Na Bahia, 2.336 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vídeo

Auxílio emergencial: filas tranquilas em agências da Caixa neste feriado antecipado de São João Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram