Arte e Cultura

Como o ensino da arte pode fazer a diferença na formação das crianças

Expressão artística pode ser estimulada e influenciada desde o nascimento.

09/05/2019 às 10h13, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quem faz curso de pedagogia sabe a importância que algumas disciplinas têm no desenvolvimento infantil. A arte é uma delas. O conceito é amplo e pode englobar desde desenho e pintura até música e dança. Todas essas e outras expressões artísticas podem colaborar para o desenvolvimento psicológico, social e físico de uma criança em diferentes faixas etárias, inclusive na alfabetização.

Quando os bebês possuem meses de vida, a arte se expressa por meio das histórias lidas pelos pais e por livros coloridos e de música. Todos esses artefatos colaboram para o desenvolvimento da fala e da compreensão do mundo, além de ser uma forma de se divertir. Quando elas possuem um ano ou mais, começam a rabiscar no papel, o que é uma forma de treinar para começar a desenvolver a escrita, contribuindo para o papel da alfabetização.

A prática dos desenhos em suas diferentes expressões – com giz de cera, com o dedo ou com o lápis -, estimula a criatividade e dão vazão à imaginação da criança. Com esse recurso, elas podem demonstrar a sua interpretação do mundo e transpor a imaginação para a realidade. Esse também é um jeito de socializar com outras crianças e de desenvolver laços socioemocionais. Inventar histórias e cantarolar também é uma forma de comunicar as emoções sentidas. As expressões artísticas, em suas diferentes facetas, contribuem para a capacidade de enxergar o mundo com outros olhos, e, com isso, a desenvolver soluções novas para velhos problemas.

A dança e o teatro também são atividades muito importantes para diversas fases do desenvolvimento infantil. Com as aulas é possível estimular a consciência corporal, o desenvolvimento motor, a criatividade e um maior senso crítico sobre o mundo ao seu redor. No caso do teatro, a criança passa a reconhecer a si mesmo e aos outros e cria um novo significado sobre a realidade a partir das peças ficcionais ou da interpretação de histórias de outras épocas da humanidade.

A dança ajuda a criança a entender os próprios limites do corpo, a desenvolver outros sentidos, como o tato, além de promover uma interação mais valiosa com outras pessoas. A arte, com todas essas ramificações, deve ser estimulada por educadores, pelos pais e responsáveis, a fim de promover esses aprendizados físicos e socioemocionais. Independentemente da atividade praticada, de forma lúdica ou com aulas com um cronograma pedagógico, essa área do conhecimento precisa estar presente na vida das crianças.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade