Tecnologia

Aplicativo para serviço de mototáxi é lançado em Feira de Santana

As pessoas podem baixar a plataforma através do Google Play.

03/05/2019 às 15h13, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Um novo aplicativo de transporte começou a ser oferecido em Feira de Santana por meio de motocicletas. Trata-se do aplicativo Giross, que foi idealizado pelo engenheiro de produção Felipe Martins, de 24 anos, natural de Brumado, município do centro sul da Bahia.

Brumado foi o primeiro município que implantou o aplicativo e segundo Felipe, as pessoas podem baixar a plataforma através do Google Play e em breve no App Store. O usuário pode acionar o Giross para fazer corridas de moto, entregas e até outros serviços, de forma que ele não precise gastar muito tempo.

Já os mototáxistas devem baixar um aplicativo específico “Giross Motociclista”.

Felipe informou que a escolha do nome Giross faz alusão a ideia de girar, fazer um contorno ao redor da cidade, levar as pessoas em diferentes lugares e essas características, na opinião dele, se encaixam muito bem no eixo de motociclistas, de sair de alguns lugares para chegar mais rápido, por exemplo.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou em dinheiro. Inicialmente todas as corridas em Feira de Santana custarão R$ 4,00 aos usuários, e neste período de lançamento do aplicativo o valor será integral para o motociclista. Os motociclistas que aderirem ao serviço poderão trabalhar no horário que escolherem, basta ficar disponível no aplicativo e aguardar as chamadas para viagens. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Como a gente está começando agora em Feira de Santana, a gente tem o intuito sempre de ajudar os estudantes que têm uma rentabilidade baixa. Colocamos as corridas no valor de R$4 para qualquer lugar de Feira de Santana. Eu idealizei o aplicativo há dois anos e fiquei projetando, tentando colocar coisas inovadoras, juntando cada vez mais, procurando gente para trabalhar. O Giross está aí para trazer a surpresa inovadora para as pessoas. Provavelmente vai trazer polêmica, mas eu estou de braços abertos para trazer a parceria dos mototaxistas que querem realmente trabalhar, o nosso intuito é trazer uma renda extra para que os que não são e uma renda fixa para quem são mototaxistas”, explicou Felipe ao Acorda Cidade.

Foto: Divulgação

Para se cadastrar no Giross, os candidatos precisam ser habilitados, não devem ter antecedentes criminais, devem estar com o documento da moto em dias e ter mais de dois anos de experiência em pilotar a moto.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Saulo Figueredo, relatou que veio tomar conhecimento do Giross agora e que na secretaria não existe nenhuma documentação tramitando sobre o assunto. Além disso, as representatividades dos mototaxistas da cidade, que hoje são duas, também não se reportaram a secretaria para relatar nada.

“Nesse sentido e o que  temos de efetivo hoje é a construção do edital de chamamento público para chamar parte dos 750 mototaxistas do novo sistema. No novo sistema existe a possibilidade de ter um aplicativo para chamar as corridas. Nós estamos de portas abertas para conhecer a tecnologia. Na nova lei do mototaxi, que é uma lei de abril do ano passado, naturalmente os mototaxistas terão que dispor desse recurso. É muito provável que já seja uma inovação já para um novo sistema”, finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade