Turismo

Rio de Janeiro tem roteiro turístico inspirado em Tom Jobim

Turista pode passar por locais visitados pelo artista e conhecer o legado de um dos maiores músicos brasileiros

03/05/2019 às 08h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Que tal conhecer alguns dos lugares visitados pelo consagrado músico e compositor brasileiro Tom Jobim? Na cidade do Rio de Janeiro isso é possível. A cidade maravilhosa é repleta de atrações, estórias e belezas naturais, além, é claro, de toda a riqueza musical que inspirou e inspira inúmeros artistas. Para quem se interessar por saber mais sobre esse universo, reunimos algumas dicas dos lugares frequentados pelo grande nome da Bossa Nova na capital carioca.

Com o roteiro Tom Jobim você pode experienciar toda a atmosfera dos anos 20, passando por bares e casas de show frequentadas pelo astro junto com seus amigos e parceiros, como Vinicius de Moraes, João Gilberto, Os Cariocas, entre outros. É uma forma de reviver e rememorar aquele que foi um dos principais precursores da música popular brasileira.

Tom Jobim quase enveredou para outra profissão quando, em 1946, iniciou a faculdade de arquitetura. Mas o chamado da música o fez deixar o curso no mesmo ano. Nos anos de 1950, o músico começou a tocar em vários bares e boates da cidade, entre eles o beco das garrafas, em Copacabana, local onde também se apresentavam Sergio Mendes, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Miele e Elis Regina. Hoje, é possível visitar as boates Bottle`s Bar e Little Club, lugares que foram reformados e contam com uma agenda de shows ao longo do ano.

Se você se pergunta onde surgiu a tão longeva parceria entre o músico e Vinicius de Moraes, cabe dizer que eles se conheciam desde 1953, mas só se tornaram amigos em 1956 em um encontro no Villarino – bar no Centro do Rio, estabelecimento que existe até hoje e que possui registros da passagem do compositor. O sucesso nacional e internacional Garota de Ipanema, símbolo do movimento bossa nova, foi criada no antigo Bar Veloso, que hoje é o Garota de Ipanema, um grande ponto turístico da cidade maravilhosa.

Em 1977, Tom se apaixona por Ana Beatriz Lontra, 28 anos mais jovem que o artista. O amor perdurou por muitos anos, resultando no casamento dos dois em 1986. Já em 1978, eles se mudaram para o Jardim Botânico, e foi então que veio outra paixão do músico, desta vez pelo bairro que abrigava uma das áreas verdes mais preservadas do país e que é um dos locais com maior procura por apartamentos a venda no Rio de Janeiro. O canto dos pássaros lhe deu inspiração para compor algumas de suas mais belas canções, entre elas Terra Brasilis (1980) e Passarim (1987).

Para terminar o trajeto, o turista pode visitar o Teatro Tom Jobim e o Espaço Tom Jobim, onde é possível não só conhecer mais um pouco sobre o artista como também ter contato com alguns de seus objetos pessoais, como os chapéus e apitos de passarinhos, além de fotos, partituras, cartas, áudios e vídeos sobre um dos artistas mais consagrados e premiados nacional e internacionalmente.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade