Beleza

Saiba como tratar e cuidar de pés ressecados

Usar produtos específicos para hidratar a região é uma forma de atenuar o problema

03/05/2019 às 08h28, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os pés não possuem pelos e não são lubrificados de forma natural. Por este motivo e por outros fatores relacionados à hereditariedade, obesidade e doenças como varizes e hipotireoidismo, eles podem ficar mais ressecados. Apesar disso, existem algumas medidas que podem ser tomadas para combater este problema.

De fato, a pele mais áspera e ressecada pode ser sintomas de problemas mais graves. O recomendado, portanto, é sempre procurar um dermatologista para avaliar caso a caso o que fazer. Peles descamadas podem precisar de produtos específicos para a cicatrização, como cremes com ureia, por exemplo.

Para aqueles que adoram andar descalços, é importante dizer que o atrito constante pode deixar a pele mais grossa e áspera, principalmente no caso dos calcanhares, que necessitam de proteção e criam uma camada mais espessa na derme para este fim. Se você já tem uma tendência a ter pés ressecados, a indicação é evitar andar com os pés descalços.

A escolha dos calçados também deve ser consciente. Usar sapatos desconfortáveis, apertados, com solado muito rígido, e até mesmo meias feitas com material sintético, também é prejudicial para os pés. Por isso, opte sempre por calçados confortáveis e com sistema de amortecimento, como os tênis adidas femininos e masculinos, que de quebra ajudam a proteger as articulações dos impactos.

Uma vez que você sabe qual é o comportamento da sua pele, é interessante pensar na possibilidade de realizar esfoliação dos pés. Ela ajudará a eliminar a camada mais grossa, deixando a pele mais macia. Mas atenção: se você fizer esse processo com vigor e muita regularidade, o problema pode se agravar. O recomendado é no máximo uma vez por semana. Antes, consulte o dermatologista para saber se você necessita dessa esfoliação.

A hidratação também é fundamental e tem poucas contra-indicações. O ideal é passar creme nos pés diariamente, para que eles fiquem cada vez mais macios. O horário recomendado é antes de dormir, já que o produto agirá por toda a noite e você não corre o risco de cair com os pés escorregadios. Se você quiser que o hidratante seja ainda mais absorvido, uma dica é dormir com uma meia de algodão.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade