Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
20 de Julho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Culinária

Todas as notícias
Publicado em 30/04/2019 07h09.

Culinária brasileira: 5 pratos incríveis que você precisa conhecer

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Culinária brasileira: 5 pratos incríveis que você precisa conhecer
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Se por um lado o Brasil é um país repleto de belezas naturais, por outro, ele possui uma das gastronomias mais admiradas do mundo. Para nós que vivemos aqui, é praticamente impossível se imaginar sem pão de queijo, brigadeiro e outras delícias. Porém, a culinária brasileira vai muito além disso.

Como o país tem dimensões continentais, nem sempre quem mora no Sul conhece os sabores do Nordeste e vice-versa. Quem ainda não saboreou estes pratos precisa conhecer, seja em uma viagem, indo a um restaurante típico ou — por que não — cozinhando por conta própria. Conheça 5 pratos brasileiros que são deliciosos!

Tutu de feijão
Originário de Minas Gerais, o tutu de feijão, também conhecido como tutu à mineira, consiste em uma espécie de pasta de feijão. O prato é feito com farinha de mandioca, couve refogada, linguiça frita e condimentos, além do próprio feijão cozinho.

Ninguém sabe ao certo a origem desse prato. Alguns historiadores acreditam que a história do tutu tenha começado no virado à paulista, que também consiste em uma mistura de feijão com farinha. Independentemente de como tenha surgido, o fato é que esse é um dos pratos mais queridos das cidades mineiras e do interior paulista.

Moqueca
De Norte a Sul do país, a moqueca é um dos pratos mais queridos do país. De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo de 2013, a iguaria é o símbolo culinário brasileiro.

Para quem não sabe, a moqueca consiste em uma caldeirada de peixes e frutos do mar. Na Bahia, a receita leva leite de coco e azeite de dendê. Já, pertinho dali, no Espírito Santo, dizem que surgiu a ideia de fazer o prato em panela de barro. Independentemente de qual seja a receita, a verdade é que a moqueca é deliciosa e pode ser apreciada em qualquer época do ano.

Acarajé
O acarajé não é uma invenção brasileira, mas africana. De acordo com estudos do historiador Florismar Menezes Borges, o bolinho veio de Benin por meio de escravos. Porém, a receita era mais simples.

Antes, o acarajé consistia em um bolinho de feijão frito em azeite de dendê, sem recheio. A versão atual surgiu no século XX, acrescentando camarão seco, vatapá e caruru. Assim, o acarajé ficou mais suculoso e querido em todo o país.

Tacacá
O tacacá é um prato amazonense e tem origem indígena. Composto por um caldo chamado de tucupi, jambu (planta da região), goma de tapioca, camarão seco e especiarias, esse é um dos maiores atrativos dos estados da Amazônia. Muitos turistas visitam Manaus, Belém e outras cidades apenas para provar essa e outras delícias.

Para apreciar melhor o sabor do tacacá, é necessário
comê-lo bem quente. O ideal também é servi-lo com pimenta.

Barreado
Originário no sul do Paraná, o barreado é uma saborosa carne que leva horas para ser elaborada. Ela é cozida em uma panela de barro com farinha. Antigamente, o prato era preparado por pescadores e caboclos durante o Carnaval.

Nos dias atuais, a iguaria ainda é uma tradição familiar que pode ser encontrada em muitos restaurantes. Na cidade de Morretes, o barreado é bastante popular, mas também pode ser encontrado em Curitiba.


 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Chocolate quente é a pedida certa para dias frios
Receita

Chocolate quente é a pedida certa para dias frios

Levar alegria e doçura à família é mais fácil do que você pensa.

Dia do Biscoito: veja como deixar esse dia mais gostoso!
Culinária

Dia do Biscoito: veja como deixar esse dia mais gostoso!

Marca Fortaleza ensina o passo a passo para comemorar a data da maneira perfeita

Praticidade para o jantar: aprenda a fazer rocambole de frango em 30 min
Culinária

Praticidade para o jantar: aprenda a fazer rocambole de frango em 30 min

Para completar a refeição, uma opção é fazer uma torta de limão de sobremesa.

Vídeo

Cachorro destrói quarto da dona, deixa ela uma fera e viraliza; assista Veja mais Vídeos ›

Podcast

Moradores do bairro Campo Limpo reclamam da situação das ruas e fazem equilibrismo para não caírem na lama
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram