Saúde

5 benefícios da acupuntura para quem quer perder peso

Além de auxiliar no tratamento de dores crônicas e outros processos do organismo, a acupuntura também é uma grande ferramenta para ajudar quem precisa perder peso, seja por escolha própria, seja por conta de quadros diversos de saúde.

24/04/2019 às 09h42, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os benefícios da acupuntura são cada vez mais reconhecidos. A técnica milenar, derivada da medicina tradicional chinesa, foi até mesmo adotada pelo Ministério da Saúde como prática integrativa no Sistema Único de Saúde (SUS), levando melhora para a vida de milhares de pacientes da rede pública. Nela, são aplicadas agulhas finas em pontos específicos da orelha, que correspondem aos órgãos do corpo.

Além de auxiliar no tratamento de dores crônicas e outros processos do organismo, a acupuntura também é uma grande ferramenta para ajudar quem precisa perder peso, seja por escolha própria, seja por conta de quadros diversos de saúde. Ela pode ser realizada nos centros especializados ou até mesmo por clínicas de acupuntura e fisioterapia domiciliar. Seja qual for a escolha, conheça 5 dos vários benefícios desta técnica para quem precisa perder alguns (ou até muitos) quilos.

1) Redução da compulsão alimentar
O estímulo das agulhas estimula pontos que trazem equilíbrio ao apetite. Por meio da acupuntura, o paciente regula a fome, além de eliminar a compulsão alimentar, comendo menos e melhor.

2) Melhora na qualidade do sono
Dormir mal atrapalha na perda de peso. Um estudo divulgado na Public Library of Science, e que pesquisou os padrões de sono e alimentação de mais de 1000 pessoas no Reino Unido, demonstrou que deixar de dormir as horas necessárias pode aumentar as chances de engordar, sem necessariamente ter uma dieta com mais açúcar e gordura. Com a acupuntura, o sono volta gradativamente a ser regular, o que ajuda no equilíbrio do peso corporal.

3) Regula a atividade intestinal
“O intestino é o segundo cérebro do corpo humano”. Essa frase sintetiza a importância do bom funcionamento intestinal para a saúde do corpo humano. Quando ele não está funcionando bem, os inchaços e até mesmo a interferência na qualidade do sono e das atividades do dia a dia podem ocorrer, resultando na dificuldade da perda de peso ou, em alguns casos, no ganho de quilos a mais.

4) Reduz a ansiedade
Não há dúvidas de que a ansiedade é um dos grandes males do século. A rotina agitada, o excesso de informações e de trabalho são algumas das causas desse quadro, que pode levar à alimentação compulsiva e, consequentemente, ao ganho de peso. O controle da ansiedade por meio da acupuntura ajuda a manter o equilíbrio emocional e uma alimentação condizente.

5) Diminui a retenção de líquidos
A acupuntura melhora a circulação corporal, o funcionamento dos rins e da bexiga, e, consequentemente, reduz os inchaços provenientes da retenção de líquidos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade