Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Gov BA modelo de gestão
  • Gov BA modelo de gestão
21 de Agosto de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 22/04/2019 08h10.

Estágio tem crescimento de 23,8% no Brasil

Veja a importância do estágio para seu currículo.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Estágio tem crescimento de 23,8% no Brasil
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Como porta de entrada para o mercado de trabalho, estagiar durante a graduação é um passo decisivo no futuro de um profissional. O número de estagiários cresceu no país. Comparando os dois últimos anos, foi possível verificar uma alta de 23,8%. No primeiro trimestre do ano passado, o número de estagiários atuando no Brasil era de 466.157. No mesmo período deste ano, são 576.983 estagiários em atividade.
Os números fazem parte de uma pesquisa divulgada na última terça-feira (16), pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Outro dado apresentando é que estudantes do sexo feminino são maioria no mercado, respondendo por 65% das vagas ocupadas, com taxa de contratação de 30%.

Foto: Divulgação

Larissa Mesquita, estudante de jornalismo, se enquadra na estatística da pesquisa. Ela sabe que o estágio é uma das maiores fontes de experiência. “São aprendizados que serão levados para a vida inteira. Atuando no mercado, é onde o estudante põe em prática tudo o que aprende em sala de aula e até mesmo o que não é visto”, opina.

Hoje, Larissa é estagiária de uma agência de notícias e analisa que esta experiência profissional está ajudando para que se torne uma profissional melhor. “Por mais que eu aprenda em sala de aula, pôr em prática é completamente diferente. Aprendo cada vez mais no meu ambiente de trabalho. Aprendo, inclusive, a ser uma pessoa melhor”, analisou a estudante do 6º semestre de jornalismo.

Um outro dado importante - segundo a pesquisa do CIEE, os cursos com maior número de estagiários no país são Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Porém, no último trimestre, um dos cursos que mais abriram vagas foram Direito, Pedagogia, Educação Física e Tecnologia da Informação.

Graduado em Engenharia Civil, Caio Braga, teve a oportunidade de estagiar desde quando estava na metade do seu curso. “O estágio aumenta o meu networking e abre portas para novas oportunidades. Estagiar engloba desde o contato com a vida prática até a preparação profissional. É uma experiência fundamental para galgar melhores oportunidades no mercado”, pontuou.

Como estagiar?

É necessário estar matriculado em alguma universidade, escola ou fazendo um curso técnico. Caso você ainda não esteja matriculado em algumas dessas modalidades de ensino, não precisa se preocupar. O Educa Mais Brasil pode abrir portas para você. O programa já beneficiou mais de 900 mil estudantes e oferece bolsas de até 70% para as modalidades de ensino. Acesse o site do programa e confira as oportunidades disponíveis.
  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Pesquisa revela como jovens reagem ao serem reprovados em entrevistas
Mundo do Trabalho

Pesquisa revela como jovens reagem ao serem reprovados em entrevistas

Maioria afirma lidar bem com retornos negativos

Profissões ligadas à tecnologia serão mais promissoras, mostra Senai
Mundo do Trabalho

Profissões ligadas à tecnologia serão mais promissoras, mostra Senai

Realizado para subsidiar a oferta de cursos da instituição, o Mapa do Trabalho Industrial indica que, até 2...

Como responder às cinco perguntas mais famosas em entrevistas de emprego
Mundo do Trabalho

Como responder às cinco perguntas mais famosas em entrevistas de emprego

A verdade é que não existe resposta certa ou errada, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes que podem...

Vídeo

Vídeo mostra suspeito de crime no bairro Tomba; polícia pede ajuda da população para localizá-lo Veja mais Vídeos ›

Podcast

Mudanças devido a interdição de prédio deixam o trânsito congestionado no centro de Feira de Santana
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram