Educação

Três candidatos disputam a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana

Segundo o atual reitor, Evandro Silva, um dos desafios é o recebimento da integralidade do orçamento que não está sendo feito há vários anos.

22/03/2019 às 16h19, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves e Ney Silva

A campanha eleitoral para a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) segue até o dia 30 de março. A eleição será de 1 a 3 de abril e três chapas estão concorrendo: a chapa 1 – Mais Uefs, liderada pelo atual reitor Evandro do Nascimento Silva, a chapa 2 – Uefs de Todos, que tem como candidato o engenheiro Dagoberto Freitas, e a chapa 3 – Nova Uefs, com o também engenheiro Kogi Nagahama.

Com tantos problemas enfrentados nos últimos quatro anos, Evandro Silva explicou em entrevista ao Acorda Cidade o que o motivou a concorrer a reeleição:

“Nós temos um compromisso histórico com a Uefs, a Chapa Mais Uefs já está a doze anos na gestão e constrói a Universidade a muito tempo. Nós acreditamos que temos um legado, a Universidade cresceu, se fortaleceu, houve muitas conquistas, muitos avanços, seja no ensino de graduação, seja na pesquisa, na extensão, na valorização dos servidores e na assistência estudantil”.

Ainda segundo o atual reitor, Evandro Silva, um dos desafios é o recebimento da integralidade do orçamento que não está sendo feito há vários anos.

“Um dos desafios é enfrentar o momento difícil que nós vivemos tendo em vista que a austeridade fiscal como política financeira do Estado afeta a Universidade. Há vários anos, não estamos recebendo a integralidade do orçamento que é previsto, então queremos fazer um trabalho de sensibilizar o Governo do Estado para que possamos ter o financiamento na proporção adequada e manter a postura democrática de diálogo, de chamamento, de participação da comunidade para junto conosco traçarmos o destino da Uefs”.

O professor Dagoberto Freitas da chapa 2, Uefs de todos, informou que escolheu o lema pois está relacionado ao processo de construção da proposta que começou a ser construída há um ano.

“A partir do momento que começamos conversar com todos os professores, funcionários, estudantes e também com os terceirizados, começamos a construir uma proposta para a Universidade e por isso denominamos ela como Uefs de todos.”

O professor Koji Nagahama concorre pela chapa 3, cuja lema é Nova Uefs. A valorização da universidade e de todos aqueles que lá trabalham e estudam. Segundo o professor Nagahama, o plano de gestão está focado em como pensar a Universidade destacando a educação pública de qualidade valorizando a Instituição e os servidores.

“O nosso plano de gestão, ele está focado em como pensamos a universidade, que é um conjunto de oito diretrizes, mas destacando aqui o que a gente quer essencialmente, é uma educação pública, gratuita de qualidade e para isso, a gente tem que ter a valorização da instituição, uma valorização dos seus servidores, uma transparência ampla que permita um planejamento adequado da realização dessas atividades, e a promoção de melhor integração da Universidade Estadual de Feira de Santana com a sociedade.”

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade