Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM G NEWS
  • SECOM BA METAS
26 de Maio de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 15/03/2019 06h45.

Neurologista lista 10 dicas para melhorar a qualidade do sono

Dia Mundial do Sono é lembrado nesta sexta-feira (15) e pretende conscientizar o público sobre a relação do sono com o envelhecimento saudável
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Neurologista lista 10 dicas para melhorar a qualidade do sono
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

O 12º Dia Mundial do Sono é comemorado nesta sexta-feira (15) como uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine – WASM) para conscientizar as pessoas sobre os reflexos de uma boa noite de sono na saúde. O tema deste ano é “Sono Saudável, Envelhecimento Saudável” e tem como objetivo chamar a atenção para a importância da regularidade do sono reparador.

Os médicos do sono dedicam-se a diagnosticar e tratar distúrbios do sono, como apneia, insônia, síndrome das pernas inquietas, sonambulismo e outros problemas comuns, mas é importante alertar a população sobre a qualidade do sono para evitar problemas mais complexos como seu impacto na saúde física, cognitiva e emocional.

De acordo com o neurologista Bruno Funchal, do Hospital Santa Paula, uma boa noite de sono pode reduzir o risco de obesidade e hipertensão, além de proteger contra o declínio cognitivo relacionado às demências. O sono reparador também tem sido associado à diminuição das taxas de depressão.

Segundo dados da Associated Professional Sleep Societies (Associação Profissional das Sociedades do Sono), dedicada a pesquisas relacionadas ao tema em todo mundo, este problema faz parte da rotina de 10,2 a 40% da população mundial. No Brasil, a insônia é um distúrbio que acomete cerca de 40% da população, segundo dados do Instituto do Sono. Na capital paulista, por exemplo, a taxa chega a cerca de 45%.

“É muito importante saber que a insônia não é doença, mas um sintoma. Ela é a manifestação de que algo não anda bem e deve ser investigado. É necessário levar em consideração fatores sociais, biológicos, psicológicos, cognitivos, comportamentais e até mesmo genéticos, que podem desencadear o quadro”, explica o neurologista.

O neurologista Bruno Funchal, do Hospital Santa Paula, listou abaixo algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

1. Dormir de 7 a 8 horas é o ideal para um sono reparador, levando a uma boa disposição durante o dia.

2. Dê preferência a uma dieta balanceada, com alimentos leves, de fácil digestão, no período da noite

3. Durma no escuro. Abajur ou TV ligada atrapalham na hora de dormir, pois a luminosidade e o barulho dos aparelhos oferecem estímulos que atrapalham o início, a qualidade e a duração do sono. O mesmo vale para o hábito de ficar no celular já na cama, antes de dormir.

4. Use roupas confortáveis para dormir, com tecidos leves e mais frescos, de preferência de cores claras, já que absorvem menos o calor.

5. Café, alimentos com cafeína ou que possam estimular o sistema nervoso devem ser evitados de 4 a 6 horas antes de dormir, pois levam o organismo a um estado de alerta e atrasa a sonolência.

6. Conforme a idade avança, o sono muda e ocorrem mais despertares durante a noite. Neste caso, é preciso avaliar a rotina e criar o hábito de fazer atividade física para que o corpo canse mais, incluindo as pessoas com mais de 60 anos. Dez minutos de exercício aeróbico já ajudam. Só evite exercício físico pesado pouco antes de dormir para não deixar o corpo em estado de alerta e provocar efeito contrário.

7. Dormir até 30 minutos à tarde pode melhorar o humor e a disposição para atividades, mas caso tenha insônia ou dificuldade para dormir é melhor evitar.

8. Um banho morno é relaxante e pode preparar o corpo para dormir.

9. Mantenha uma rotina de sono e vá para a cama na mesma hora todas as noites, incluindo fins de semana.

10. Medicamentos devem ser indicados apenas em último caso.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Com salários atrasados, enfermeiras de hospitais estaduais podem interromper as atividades na próxima semana
Bahia

Com salários atrasados, enfermeiras de hospitais estaduais podem interromper as atividades na próxima semana

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia disse que até o momento não há previsão do pa...

OMS elogia Brasil por exigir compensação a empresas de tabaco
Saúde

OMS elogia Brasil por exigir compensação a empresas de tabaco

Meta é recuperar os custos de saúde relacionados ao fumo.

Como a poluição do ar pode prejudicar a saúde do seu intestino
Saúde

Como a poluição do ar pode prejudicar a saúde do seu intestino

Pesquisadores identificaram poluentes como causas de Doenças Inflamatórias do Intestino (DII) na Europa e no...

Vídeo

Dia da Infantaria é comemorado em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Com menos dias de festa, prefeitura de Feira anuncia atrações dos festejos juninos
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram