Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM G NEWS
  • SECOM BA METAS
26 de Maio de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 10/03/2019 07h50.

Dia Mundial do Rim: saúde renal começa na infância

A saúde do rim deve compreender prevenção e tratamento precoce ainda nos primeiros meses de vida
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Dia Mundial do Rim: saúde renal começa na infância

Acorda Cidade

Em 14 de março, a Sociedade Brasileira de Nefrologia celebra o Dia Mundial do Rim, em consonância com demais entidades afins no mundo, como a Internacional Society Of Nephrology (ISN) e a International Federation of Kidney Foundations (IFKF). Com o tema “Saúde renal para todos, em todo lugar”, as ações das entidades reforçam a necessidade de políticas de saúde para atender portadores de doença renal crônica, que gera cerca de 2,4 milhões de mortes por ano no mundo.

De acordo com a nefrologista pediátrica membro da SNB/SBP e da MBA Pediatria, Dra Maria Cristina de Andrade, o alerta é importante e merece atenção especial com relação às crianças, grupo cada vez mais presente no universo de doentes renais, o que leva a um grande impacto sobre seu desenvolvimento. “É um público que precisa ser atendido tanto com relação a medidas preventivas quanto ao atendimento especializado”, relata.

No público infantil, o índice tem aumentando a partir de mudanças de hábitos de familiares, pelo incremento de obesidade e doenças associadas a ela, já na infância, como o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sódio, baixa ingestão de água, além do sedentarismo, que ultimamente aumentou muito pelo uso descontrolado de celulares. Esta doença pode também ocorrer por problemas hereditários, como a doença policística dos rins ou malformações.

A nefrologista explica que a doença renal crônica é complexa, de evolução progressiva e sem cura, a partir de lesão nos rins, e sua perda gradativa da capacidade de filtrar as impurezas do organismo. “A partir daí, a disfunção segue com consequências em cascata que comprometem o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social das crianças, com alto risco de mortalidade em médio e longo prazo”, explica Dra. Maria Cristina.

O diagnóstico das doenças renais nas crianças pode ser realizado desde a sua gestação, (ainda intra-útero), com a identificação de algum comprometimento do trato urinário do bebê em exames de pré-natal, que podem se somar ao relato da mãe sobre histórico de casos na família.

Dentre alguns dos sintomas iniciais da doença estão: atraso no crescimento, anorexia, vômitos, sede exagerada e alteração do padrão miccional. Já nos casos avançados, os sinais mais evidentes são a baixa estatura, seguida de deformidades ósseas, anemia resistente ao tratamento com ferro, cefaleia e vômitos secundários à hipertensão arterial. Os exames de rotina são importantes, sobretudo quando não há sintomas aparentes.

A Dra. Maria Cristina informa que quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhores serão os resultados de tratamento de base da doença e de suas consequências, que variam de acordo com seu estágio, e podem compor medicamentos específicos, terapia dialítica e transplante renal.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Com salários atrasados, enfermeiras de hospitais estaduais podem interromper as atividades na próxima semana
Bahia

Com salários atrasados, enfermeiras de hospitais estaduais podem interromper as atividades na próxima semana

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia disse que até o momento não há previsão do pa...

OMS elogia Brasil por exigir compensação a empresas de tabaco
Saúde

OMS elogia Brasil por exigir compensação a empresas de tabaco

Meta é recuperar os custos de saúde relacionados ao fumo.

Como a poluição do ar pode prejudicar a saúde do seu intestino
Saúde

Como a poluição do ar pode prejudicar a saúde do seu intestino

Pesquisadores identificaram poluentes como causas de Doenças Inflamatórias do Intestino (DII) na Europa e no...

Vídeo

Dia da Infantaria é comemorado em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Com menos dias de festa, prefeitura de Feira anuncia atrações dos festejos juninos
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram