Mundo do Trabalho

Entrevista de emprego: veja as dicas para se dar bem

Especialista dá dicas para fazer uma boa entrevista

16/02/2019 às 06h51, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quem já não saiu de uma entrevista pensando: “poderia ter sido melhor”, “nossa esqueci de falar vários pontos importantes e relevantes da minha carreira que com certeza me ajudaria muito para esse emprego que tanto queria”. Isso é mais comum do que se imagina e é super normal rolar aquela dúvida de como se comportar, o que vestir, o que falar. Ficamos horas imaginando na nossa cabeça em como seria a entrevista mas na hora nada sai como planejado.

Por que as pessoas não sabem contar a sua história e avaliar quais são as experiência que o fazem um profissional diferenciado? A coach em desenvolvimento humano, Sabrina Espíndola, reuniu algumas dicas para encarar a entrevista com naturalidade e te ajudar a conquista-lá.

Linha do tempo: em um papel em branco faça um linha do tempo com o ano que começou a trabalhar. Abaixo da linha escreve o ano e comece a lembrar de toda a sua trajetória. Como foi a primeira entrevista, emprego, as experiências mais marcantes. O que errou e aprendeu. Quais foram a sua transformação e o que aplicou na empresa. Depois de reviver essa experiência você escreve com a maior riqueza de detalhe. Repita essa dica em cada ano trabalhado. Para quem procura o primeiro emprego vale pensar nos últimos anos escolares dos projetos, esporte e apresentação em grupo que participou.

Separe os seus desafios: faça uma lista de todos os seus desafios e saiba o que você não se sente confortável em fazer. Não é a sua maior habilidade.

Rol das vitórias: tenha sempre em mãos suas vitórias e principais conquistas. Saber o que você faz muito bem te levará ao sucesso. Escreve detalhadamente os projetos e trabalhos que você recebeu elogio ou até mesmo algum prêmio.

Currículo: elabore um currículo que você tenha orgulho de apresentar. Pesquise no LinkedIn algumas pessoas que você admira, verifique o vocabulário adequado a vaga. Coloque as palavras chave para a vaga que procure.

Escreva a sua história: imagine que você está conversando com um amigo e tem 1 (um) minuto para contar suas principais conquistas profissionais. Como contaria a sua história para cativar esse amigo e mostrar como você tem potencial? Escreve a sua história analisando os itens anteriores e a contando de forma leve, alegre e apresentado os seus principais talentos.

Treine: faça um vídeo para treinar essa entrevista e perceber se está passando segurança. Assista o vídeo com a intenção de perceber o que está bom e quais são os pontos que seria bom melhorar.

Gratidão: a cada entrevista que for convidado a participar agradeça mentalmente essa oportunidade.

Felicidade: No dia da entrevista trabalhe as suas emoções positivas para transmitir sua felicidade de estar ali na sua postura, na voz e na intenção. Para ajudar nesse momento antes de entrar na entrevista leia o roteiro da sua história (dica 5). Pense que o que é seu está guardado, mas para isso precisa dar o seu melhor naquele momento.

Minha sugestão é você salvar esse arquivo com as respostas dessas dicas em um e-mail ou no drive na nuvem, como google drive.

Assim sempre que tiver uma nova experiência para atualizar o material ou precisar relembrar o resumo a sua trajetória profissional você terá acesso fácil.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade