Artigo

Volta às aulas

E a principal motivação vem da família e dos professores.

11/02/2019 às 12h04, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Professores e alunos já estão retornando às salas de aula. É o ano letivo de 2019 que começa. A criança e o jovem, quando motivados, têm interesse em estudar. E a principal motivação vem da família e dos professores. 

EDUCAR é promover o crescimento da pessoa humana para que ela seja agente de sua própria formação. Educar, não é apenas transmitir conhecimentos ou ensinar uma profissão para abastecer o mercado de trabalho. É formar para a vida e despertar a esperança num futuro melhor. É transmitir valores que iluminem e dêem sentido à vida. Educar é ajudar a pessoa a se desenvolver em todas as suas dimensões: física, intelectual, moral, espiritual e religiosa.

DEUS, vida, família, justiça, paz, verdade, solidariedade e honestidade são oito valores fundamentais que devem estar presentes na educação. Não são exclusivos e poder-se-á questionar a ordem de precedência. Deles, de alguma forma, derivam outros, também importantes e necessários, como é o respeito pelos bens da natureza que o Papa Francisco denomina “Casa Comum da Humanidade”.

“A PRINCIPAL meta da educação é criar pessoas que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Pessoas que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar e não aceitar tudo o que a elas se propõe”. (Jean Piaget)

A EDUCAÇÃO ajuda a despertar em cada pessoa a consciência de sua própria dignidade e sua capacidade de exercer cidadania. É o instrumento que transforma a pessoa, tornando-a responsável pelo bem da comunidade. À luz da Bíblia, a educação assume o ser humano como criatura de Deus, criada à sua imagem e semelhança, chamada a ser colaboradora do próprio Deus na obra da criação.

DESEJO encorajar os que assumem a missão de educar, para que levem adiante seu árduo trabalho e se empenhem em oferecer às crianças e jovens os valores humanos, culturais e religiosos. Manifesto meu apoio e gratidão aos pais, por vezes indecisos e perplexos diante da dificuldade de educar numa sociedade digital e com forte tendência permissiva. De maneira particular, ofereço uma palavra de apoio a todos os educadores, que apesar dos obstáculos, assumem o compromisso e a missão de educar.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade