Saúde

Problemas com insônia? Confira 4 dicas para dormir bem

Sono de qualidade ajuda a regular o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e ainda consolida a memória e o aprendizado

10/02/2019 às 09h29, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Ter um sono de qualidade traz vários benefícios para o organismo. Dormir bem ajuda a regular o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e ainda consolida a memória e o aprendizado. Mas deitar a cabeça tranquila no travesseiro nem sempre é uma tarefa fácil. Rotinas estressantes e o uso excessivo de celulares podem contribuir para o aparecimento de disfunções no sono.

Para te ajudar a ter uma noite de sono ideal, a consultora da Duoflex, Renata Federighi, separou algumas dicas. Confira:

Atenção à postura: o ideal é deitar de lado com dois travesseiros. Um deles deve apoiar a cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. E o segundo precisa ficar entre os joelhos, que devem estar semiflexionados, para melhor alinhamento da coluna.

Silêncio e ambiente escuro: a claridade interfere na produção da melatonina, o hormônio que avisa o cérebro que está na hora de dormir. Além disso, evite atividades que atrapalhem um sono profundo, como assistir TV deitado na cama, utilizar o computador ou ficar horas no celular.

Alimentos leves antes de dormir: alimente-se até três horas antes de ir dormir e dê preferência a alimentos ricos em triptofano – substância que participa da formação da melatonina (hormônio do sono). Entre as opções de refeição noturna estão maçã, leite, queijo branco, soja, alface e banana.

Atividades relaxantes: procure relaxar antes de deitar para dormir. Uma dica é fazer movimentos tranquilos de alongamento três ou quatro horas antes de deitar para dormir. O exercício físico aquece e relaxa a musculatura ao liberar adrenalina.

Fonte: iBahia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade