Decoração

Piso laminado: 5 dicas de instalação e uso

A facilidade na instalação também é uma das grandes vantagens.

22/01/2019 às 15h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O piso laminado caiu definitivamente nas graças de quem busca uma opção que reúna beleza, resistência e bom custo-benefício para as reformas. A facilidade na instalação também é uma das grandes vantagens do laminado, que pode inclusive ser colocado por cima de outros pisos.

Reunimos abaixo cinco dicas interessantes para quem pretende instalar este tipo de revestimento. Confira!

1) Colocando por cima de outro piso
Uma das grandes facilidades do laminado é a possibilidade instalá-lo sobre outro contrapiso – como os cerâmicos e os vinílicos. No entanto, é preciso avaliar as condições do revestimento que ficará por baixo, verificando se não há umidade, se ele está nivelado corretamente, evitando problemas posteriores que podem culminar na deterioração do piso novo e necessidade de remoção. Se estiver tudo em ordem, basta instalar o laminado, sem problemas.

2) Por cima do carpete? Melhor não
A instalação do laminado por cima de revestimentos como o carpete não é recomendada. Isso porque o carpete tende, ao longo do tempo de uso, a acumular poeira e até mesmo umidade. Se o piso for colocado por cima, cria-se um ambiente muito favorável para a proliferação de microorganismos como fungos. Se o seu ambiente conta com carpete e você quer mudar para o laminado ou mesmo para o vinílico, a dica é remover o acarpetado antes.

3) Tudo bem instalar por conta própria?
Não é impossível instalar o novo piso por conta própria, porém contar com um profissional especializado reduz muito o tempo de colocação e evita ao máximo erros que podem deixar o resultado final desequilibrado visualmente – sobretudo nos cantinhos e nos rodapés. Portanto, sempre que possível opte pela instalação feita por um profissional qualificado.

4) Como limpar o piso laminado?
A limpeza do piso é muito prática e fácil: basta passar delicadamente o aspirador de pó ou utilizar uma vassoura de cerdas macias para retirar o excesso de poeira e, depois, limpar o laminado utilizando um pano umedecido em água e detergente neutro, bem torcido. Depois, basta passar um pano bem seco e pronto. O piso não pode ser ou permanecer molhado, pois isso tende a acarretar deformações e mofo no revestimento.

5) Como saber se o laminado é ideal para o meu ambiente?
Escolher o piso ideal para cada ambiente depende de uma série de necessidades específicas, mas de modo geral é importante saber que ele não é resistente à água e à umidade, portanto não deve ser instalado em locais como banheiro, cozinha, área de serviço, lavanderia e varandas. Ele é ideal para áreas como quartos, corredores e salas, e também para escritórios. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade