Feira de Santana

Diretor de Transportes explica como é feito cálculo de reajuste da tarifa de ônibus

Fórmula paramétrica está prevista no contrato celebrado entre as empresas de ônibus Rosa e São João e a prefeitura.

07/01/2019 às 17h03, Por Kaio Vinícius

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Laiane Cruz

O aumento da tarifa do transporte público em Feira de Santana gerou uma série de reclamações por parte da população. No entanto, o diretor do Departamento de Transportes Públicos e secretário do Conselho Municipal de Transportes, Rodolfo Suzart, defendeu o reajuste, que segundo ele, foi feito com base em uma fórmula paramétrica prevista no contrato celebrado entre as empresas de ônibus Rosa e São João e a prefeitura.

De acordo com ele, o cálculo tarifário leva em consideração o reajuste anual dos rodoviários, a variação do preço do óleo diesel e a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é a inflação.

Moradores da sede e dos distritos de Jaíba, Maria Quitéria, Matinha, Governador João Durval Carneiro e Humildes, que utilizam o cartão Via Feira, que antes pagavam R$ 3,48, passarão a pagar R$ 3,60. Já os estudantes pagam R$ 1,80.

Para os passageiros que não possuem o cartão pré-pago, a tarifa é diferenciada. Passou dos R$ 3,80 para R$ 3,95. Os moradores dos distritos de Bonfim de Feira, Jaguara e Tiquaruçu deverão desembolsar R$ 4,44, e a meia-passagem para esses locais custa R$ 2,22.

“Eu queria deixar claro que o percentual, após o cálculo tarifário aplicado, foi 3.385 %. Esse valor, logicamente, em cima da última tarifa, que era R$ 3,48 (para quem utiliza o cartão Via Feira), teve o reajuste com esse percentual para R$ 3,60. É uma das tarifas mais baratas. Você pode ter como referência várias cidades, inclusive, de São Paulo, que tiveram um reajuste de R$ 4,20 para R$ 4,45. Em Barueri foi de R$ 4,35 para R$ 4,50; Carapicuíba de R$ 4,35 para R$ 4,50 também, em Londrina de R$ 3,95 para R$ 4,25”, comparou Rodolfo Suzart.

Reclamações

Questionado sobre uma série de reclamações por parte dos usuários do transporte no município, tanto da sede como da zona rural, o diretor afirmou que tem buscado corrigir e melhorar a frequência dos ônibus, bem como o atendimento prestado.

“O contato que é feito conosco através do Fala 156 ou pela própria secretaria de Transportes, fazemos um monitoramento do sistema em tempo real e sempre aprimoramos a questão da diminuição do tempo de espera nos pontos de ônibus”, disse.

Ele justificou ainda que nesse período de férias escolares há a diminuição da frota em alguns bairros, porém com o retorno das aulas em fevereiro, o número de veículos deve voltar ao normal.

“O importante é que qualquer situação que se tenha pode passar para a Secretaria de Transportes através de reclamação, que nós estaremos com os nossos prepostos acompanhando e melhorando a qualidade do transporte coletivo”.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Leia também: Reajuste da tarifa de ônibus causa insatisfação dos passageiros

 

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