Viagens

5 dicas para planejar a primeira viagem internacional

Para ajudar na organização, vale até a pena anotar em um caderno todas as providências que precisam ser tomadas.

17/12/2018 às 13h54, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A primeira viagem internacional costuma gerar muita ansiedade e dúvidas, seja pelas paisagens diferentes ou pelos detalhes que precisam ser pensados. Por envolver diversos fatores, como documentação e seguro viagem, é importante que o futuro viajante se prepare com antecedência.

Para ajudar na organização, vale até a pena anotar em um caderno todas as providências que precisam ser tomadas. Confira algumas dicas do que fazer antes de embarcar!

1- Idioma
Obviamente é impossível saber todos os idiomas, até mesmo aquele para onde se está viajando. Apesar disso, é fundamental que o viajante saiba ao menos o básico do inglês, para poder se virar no aeroporto e nos passeios.

Para quem nunca teve contato com a língua ou se sente enferrujado, vale até a pena fazer um curso de inglês online algumas semanas antes do embarque. Saber algumas frases de saudação, o que falar em restaurante e no aeroporto são fundamentais para aproveitar melhor a viagem. Aplicativos como a Babbel podem ajudar antes, durante e depois dessa etapa, pois permite o aprendizado de diversos idiomas em qualquer lugar.

2- Documentação
Para viajar para a maior parte dos países, os brasileiros precisam apresentar o passaporte para entrar. Esse documento, porém, não é exigido em algumas localidades da América do Sul, como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Venezuela e Equador.

Para tirar o passaporte é muito simples. Basta que o interessado faça uma solicitação no site da Polícia Federal, pague a taxa de emissão e se apresente a um posto de atendimento. O passaporte brasileiro atualmente vale por 10 anos.

Além desse documento, muitos países requerem um visto para que a pessoa viaje para lá. Esse é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos. Nessas situações, vale a pena providenciar a documentação ainda mais cedo, para evitar contratempos.

Também há destinos que exigem a carteira internacional de vacinação. Como recentemente o Brasil se viu em uma crise de saúde, por causa da febre amarela, mais destinos estão solicitando a apresentação desse atestado.

3- Seguro de viagem internacional
Por mais que o viajante seja cuidadoso, imprevistos podem acontecer e prejudicar a saúde dele. Para essas situações é que existem os seguros de viagem. Esse tipo de documento permite que o turista seja atendimento onde quer que vá, seja em caso de acidente ou problemas de saúde. Embora pareça mais um gasto, o seguro é fundamental para garantir um passeio mais tranquilo e seguro.

4- Bagagem
Antes de pensar no que irá levar ou não, é importante que o viajante observe as regras referentes à bagagem. Quem embarca do Brasil tem direito a até duas malas com até 32 kg cada. Porém, esse limite diminui para 23 kg se o voo for para um país da América do Sul. Para saber mais detalhes sobre o que é ou não permitido, é recomendado que o viajante consulte a política da companhia aérea.

Na hora de fechar a mala, vale a pena colocar adereços para evitar confusões e identificá-la mais rapidamente. Com relação aos objetos de valor, como câmera e notebook, é indicado que eles viajem na bagagem de mão.

5- Trâmites no aeroporto
Diferentemente de viajar pelo país, que o viajante só precisa chegar um pouco mais cedo ao aeroporto, no caso de viagens internacionais a recomendação é de 3 horas. A antecedência também permite tirar dúvidas e se sentir mais confortável para fazer o primeiro voo ao exterior.

Em caso de viagem com conexão, é importante que o viajante pergunte a algum atendente da companhia aérea se a bagagem irá direto para o destino final ou deverá ser despachada novamente. O check-in dos voos internacionais costuma ser mais rígido que os nacionais. Portanto, o viajante não precisa ter medo desse procedimento e apenas fazer o que for solicitado. 

Fontes: Bonde e Melhores Destinos

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade