Ciência e Tecnologia

Tecnologia e sustentabilidade: veja como essa união tem contribuído para um planeta mais verde

Conheça algumas ferramentas que estão ajudando nesse imenso desafio.

10/12/2018 às 09h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Sempre confiamos na tecnologia para facilitar a nossas vidas e, principalmente, para sanar os problemas da humanidade. E uma das maiores dificuldades globais da atualidade a alinhar o desenvolvimento econômico crescente ao mesmo tempo que precisamos urgentemente sanar os impactos ambientais causados por essas atividades.

Graças a muita pesquisa e iniciativas inteligentes, há atualmente diversas tecnologias e recursos voltados à preservação do meio ambiente junto às atividades econômicas. Conheça algumas ferramentas que estão ajudando nesse imenso desafio.

Armazenamento em nuvem

A evolução digital e a popularização massiva da internet transformaram diversas atividades. Com o armazenamento em nuvem, como é chamada no Brasil a tecnologia de Cloud Computing, permite que uma infinidade de arquivos digitais seja armazenada em servidores especializados e acessados remotamente sempre que necessário. A tecnologia, já muito comum nas empresas, poupa uma enorme quantidade de impressões em papel e dispensa a necessidade de gravação de arquivos em dispositivos físicos como os antigos disquetes e CDs.

Polinizador sintético

Biólogos e pesquisadores estão alarmados com a morte acelerada das abelhas, que estão desaparecendo em uma velocidade nunca antes observada. Sem elas, a produção global de alimentos e toda a biodiversidade que conhecemos está irreversivelmente comprometida. Pensando nesse enorme problema, Michel Candy desenvolveu flores robóticas batizadas de Synthetic Pollenizer, que contam com néctar artificial que atraí as abelhas para que possam concluir a fecundação das plantas em segurança.

Plataforma de gestão de resíduos

A VG Resíduos criou um software completo de gestão de resíduos em que as empresas e indústrias podem acompanhar integralmente todas as etapas de sua produção e visualizar as quantidades e classificação do material. Importante aliada no cumprimento das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a plataforma auxilia o controle das informações para emissão de relatórios, na identificação dos resíduos, processos de armazenamento e transporte e ainda promove uma rede entre tratadores especializados e empresas emissoras de resíduos rentáveis, criando um mercado movimentado para ambas as partes da cadeia produtiva.

Chaminés não poluentes

A China segue como o maior emissor de gases poluentes do mundo e sua população já sente diretamente seus efeitos nocivos. Ciente do problema que causa e enfrenta, o país instalou, em janeiro deste ano, uma chaminé diferente na cidade de Xian. Com 60 metros de altura, o gigantesco dispositivo é capaz de filtrar o ar poluído. Ela é capaz de tratar de 5 a 16 milhões de m³ de ar todos os dias e estender sua ação de retenção de partículas em um raio de 10 km².

Plástico biodegradável

O plástico é um dos maiores poluidores dos mares e está se tornando um pesadelo para o planeta. Alguns desses compostos podem levar até mil anos para se decompor e vão causar impactos até lá. Pensando neste problema, a Biome Bioplásticos desenvolveu copos descartáveis recicláveis a partir de materiais orgânicos e simples como celulose, amido de milho e fécula de batata.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade