Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Educa Mais Brasil
  • Educa Mais Brasil
22 de Janeiro de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 10/12/2018 09h23.

Tecnologia e sustentabilidade: veja como essa união tem contribuído para um planeta mais verde

Conheça algumas ferramentas que estão ajudando nesse imenso desafio.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Tecnologia e sustentabilidade: veja como essa união tem contribuído para um planeta mais verde
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Sempre confiamos na tecnologia para facilitar a nossas vidas e, principalmente, para sanar os problemas da humanidade. E uma das maiores dificuldades globais da atualidade a alinhar o desenvolvimento econômico crescente ao mesmo tempo que precisamos urgentemente sanar os impactos ambientais causados por essas atividades.

Graças a muita pesquisa e iniciativas inteligentes, há atualmente diversas tecnologias e recursos voltados à preservação do meio ambiente junto às atividades econômicas. Conheça algumas ferramentas que estão ajudando nesse imenso desafio.

Armazenamento em nuvem

A evolução digital e a popularização massiva da internet transformaram diversas atividades. Com o armazenamento em nuvem, como é chamada no Brasil a tecnologia de Cloud Computing, permite que uma infinidade de arquivos digitais seja armazenada em servidores especializados e acessados remotamente sempre que necessário. A tecnologia, já muito comum nas empresas, poupa uma enorme quantidade de impressões em papel e dispensa a necessidade de gravação de arquivos em dispositivos físicos como os antigos disquetes e CDs.

Polinizador sintético

Biólogos e pesquisadores estão alarmados com a morte acelerada das abelhas, que estão desaparecendo em uma velocidade nunca antes observada. Sem elas, a produção global de alimentos e toda a biodiversidade que conhecemos está irreversivelmente comprometida. Pensando nesse enorme problema, Michel Candy desenvolveu flores robóticas batizadas de Synthetic Pollenizer, que contam com néctar artificial que atraí as abelhas para que possam concluir a fecundação das plantas em segurança.

Plataforma de gestão de resíduos

A VG Resíduos criou um software completo de gestão de resíduos em que as empresas e indústrias podem acompanhar integralmente todas as etapas de sua produção e visualizar as quantidades e classificação do material. Importante aliada no cumprimento das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a plataforma auxilia o controle das informações para emissão de relatórios, na identificação dos resíduos, processos de armazenamento e transporte e ainda promove uma rede entre tratadores especializados e empresas emissoras de resíduos rentáveis, criando um mercado movimentado para ambas as partes da cadeia produtiva.

Chaminés não poluentes

A China segue como o maior emissor de gases poluentes do mundo e sua população já sente diretamente seus efeitos nocivos. Ciente do problema que causa e enfrenta, o país instalou, em janeiro deste ano, uma chaminé diferente na cidade de Xian. Com 60 metros de altura, o gigantesco dispositivo é capaz de filtrar o ar poluído. Ela é capaz de tratar de 5 a 16 milhões de m³ de ar todos os dias e estender sua ação de retenção de partículas em um raio de 10 km².

Plástico biodegradável

O plástico é um dos maiores poluidores dos mares e está se tornando um pesadelo para o planeta. Alguns desses compostos podem levar até mil anos para se decompor e vão causar impactos até lá. Pensando neste problema, a Biome Bioplásticos desenvolveu copos descartáveis recicláveis a partir de materiais orgânicos e simples como celulose, amido de milho e fécula de batata.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Ciência

Próxima Lua de Sangue será visível em todo o Brasil em 2022

Segundo a pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento, o próximo eclipse total da Lua está prev...

Redes Sociais: 'Desafio dos 10 anos' levanta debate sobre reconhecimento facial
Internet

Redes Sociais: 'Desafio dos 10 anos' levanta debate sobre reconhecimento facial

Jogo que viralizou no Facebook e Instagram levantou discussão entre especialistas

Metade dos usuários do Facebook não gosta de uso de dados para anúncio
Tecnologia

Metade dos usuários do Facebook não gosta de uso de dados para anúncio

Levantamento é do Pew Research Center e ouviu 963 usuários

Vídeo

Câmera registra momento em que ônibus colide em van em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Rui garante nomeação de coordenadores pedagógicos
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram