Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 1
  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 1
16 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 27/11/2018 16h19.

Marte acaba de receber seu mais novo 'morador robótico', comemora Nasa

Sonda InSight pousou no planeta para estudar seu interior.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Marte acaba de receber seu mais novo 'morador robótico', comemora Nasa
Foto: NASA/JPL-Caltech

Acorda Cidade

Agência Brasil - Depois de uma viagem de sete meses e de 458 milhões de quilômetros, a sonda InSight (da sigla em inglês para exploração interior com utilização de investigações sísmicas, geodésia e transporte de calor) pousou com sucesso em Marte nesta segunda-feira (26), anunciou a Agência Espacial Norte-americana (Nasa). A missão de dois anos da InSight será para estudar o interior profundo de Marte, para aprender como todos os corpos celestes com superfícies rochosas, incluindo a Terra e a Lua, se formam.

A agência anunciou ainda que, nesta terça-feira (27) a InSight enviou sinais para a Terra, indicando que seus painéis solares estão abertos e coletando luz solar na superfície marciana. A sonda Mars Odyssey da Nasa retransmitiu os sinais.A implantação de painéis solares garante que a espaçonave possa recarregar suas baterias todos os dias. A Odyssey também transmitiu um par de imagens mostrando o local de pouso da InSight.

"A equipe da InSight pode ficar um pouco mais tranquila hoje (27), sabendo que as matrizes solares estão sendo implantadas e recarregando as baterias", disse Tom Hoffman, gerente de projeto da InSight, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, em Pasadena, na Califórnia, que lidera a missão. "Tem sido um longo dia para a equipe. Mas amanhã começa um excitante novo capítulo para o InSight: operações de superfície e o início da fase de implantação do instrumento", informou.

Segundo a Nasa, as matrizes solares gêmeas da InSight têm 2,2 metros de largura cada. Abertos, os painéis têm o tamanho de um grande conversível da década de 1960. Marte tem luz solar mais fraca do que a Terra porque está muito mais distante do sol. Mas a sonda não precisa de muito para operar: os painéis fornecem 600 a 700 watts em um dia claro – o suficiente para alimentar um liquidificador doméstico.

Sensores
Nos próximos dias, a equipe da missão vai desengatar o braço robótico da InSight e usar a câmera acoplada para tirar fotos do solo, a fim de que os engenheiros possam decidir onde colocar os instrumentos científicos da espaçonave. Levará de dois a três meses até que esses instrumentos sejam totalmente implantados e os dados comecem a ser enviados à Terra.

Enquanto isso, a InSight usará seus sensores meteorológicos e magnetômetro para fazer leituras de seu local de pouso na Elysium Planitia, sua nova casa em Marte.

O módulo InSight foi lançado da Base Aérea de Vandenberg na Califórnia em 5 de maio e aterrissou perto do equador de Marte, no lado oeste dessa planície chamada Elysium Planitia, com um sinal afirmando uma seqüência completa de pouso.

Perfuração
Foi o oitavo pouso da Nasa em Marte. "Nós atingimos a atmosfera marciana a 19,8 mil quilômetros por hora, e toda a seqüência de tocar a superfície levou apenas seis minutos e meio", disse o gerente do projeto.

A sonda foi construída para investigar minuciosamente, pela primeira vez, o que está dentro de Marte. "O pouso foi emocionante, mas estou ansioso para a perfuração", disse o investigador principal da InSight, Bruce Banerdt, do JPL.

Para a Nasa, o sucesso da missão "é um tributo às centenas de engenheiros e cientistas talentosos que colocaram sua genialidade e trabalho em fazer deste um grande dia".

A agência informou que vários parceiros europeus, incluindo o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), apoiaram a missão InSight. Além da França e Alemanha, Reino Unido, Suíça, Polônia e Espanha também forneceram equipamentos e tecnologia para a missão.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Internet

Congresso dos EUA vai investigar Facebook, Google, Microsoft e Apple

Objetivo é avaliar se empresas promoem práticas anticompetitivas

Segurança digital

Funcionários são responsáveis por nove em cada dez violações de dados na nuvem

A adoção da nuvem oferece processos de negócios mais ágeis às organizações, redução do investimento e...

IBM lança maratona para premiar os melhores desenvolvedores no Brasil
Tecnologia

IBM lança maratona para premiar os melhores desenvolvedores no Brasil

Competição levará cinco finalistas para conhecer um laboratório da empresa em São Francisco (EUA)

Vídeo

Senado Aprova (10 a 14 de junho) — O mais importante que o Senado aprovou nesta semana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Contrato de namoro, já ouviu falar?
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram