Cultura

Cachoeira vira cidade do cinema entre os dias 11 e 17 de novembro

Uma mostra competitiva exclusiva para a cidade do Recôncavo é a grande novidade desta edição do festival, que acontece até o dia 17, no Cine Theatro Cachoeirano.

08/11/2018 às 09h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma sessão ao ar livre, na Praça da Aclamação, marca a abertura do XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema em Cachoeira, neste domingo (11), às 19h. Os filmes exibidos serão o longa-metragem Bando, um filme de, documentário sobre o Bando de Teatro Olodum, dirigido por Lázaro Ramos e Thiago Gomes; e o curta Sarau da Onça – A poesia de quebrada, de Vinicius Eliziário.

Uma mostra competitiva exclusiva para a cidade do Recôncavo é a grande novidade desta edição do festival, que acontece até o dia 17, no Cine Theatro Cachoeirano, sempre com acesso gratuito. Ao longo do Panorama serão exibidos mais de 40 filmes selecionados pela cineasta Camila Gregório, que afirma ter pensado em obras “que pudessem criar diálogo com a cidade e com as temáticas discutidas por seus moradores”.

Entre os longas escolhidos, dois são baianos: Ilha, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, e Orin: Música para os Orixás, de Henrique Duarte. Premiado no último Festival de Brasília, o primeiro mostra um jovem da periferia que sequestra um cineasta para filmar sua história. No segundo, o diretor mostra a influência das músicas dos terreiros de candomblé na formação da música popular brasileira.

Ganhador do Teddy Bear no último Festival de Berlim, Bixa Travesty, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, traz a trajetória da cantora negra e transexual Linn da Quebrada. Uma mulher trans também protagoniza o documentário Fabiana, que acompanha a última viagem de uma caminhoneira antes da aposentadoria. A seleção de longas se completa com o pernambucano Azougue Nazaré, de Tiago Melo, premiado no Festival de Roterdã; e a produção mineira Luna, de Cris Azzi.

Muitos dos filmes em competição serão exibidos em diferentes mostras da edição soteropolitana do Panorama, mas alguns curtas foram selecionados exclusivamente para Cachoeira. É o caso de A Vida é Pra Valer, de Marvin Pereira, produção baiana baseada na música Marvin dos Titãs; do pernambucano Conte Isso Àqueles que Dizem Que Fomos Derrotados (Pedro Maia de Brito) e das produções paulistas Menina Seta (Camila Tarifa) e Liberdade (Pedro Nishi e Vinícius Silva).

O festival é uma realização da produtora Coisa de Cinema e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e sua Secretaria do Audiovisual; e conta com patrocínio da Ancine, do Fundo Setorial do Audiovisual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; além do apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade