Feira de Santana

Alunos protestam contra fechamento de escola estadual fundada há mais de cem anos

A unidade de ensino tem 101 anos de história e oferece aulas até o ensino fundamental.

05/11/2018 às 14h01, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Os alunos da Escola Estadual Maria Quitéria que fica localizada na Praça Fróes da Mota em Feira de Santana, realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (5), contra o fechamento da escola. A unidade de ensino tem 101 anos de história e oferece aulas até o ensino fundamental.

Existe uma lei federal que determina que "as escolas estaduais deixem de oferecer o ensino fundamental". O estado tem a obrigação de assumir o ensino médio e por isso o encerramento gradativo das séries iniciais nas escolas da rede estadual.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Embora a situação seja pautada na lei, os alunos e pais estão inconformados com o fechamento da Escola Estadual Maria Quitéria.

Além da escola ser centenária e carregar parte da história da educação na cidade, como o fato de ter sido a primeira escola de meninas de Feira de Santana, a unidade de ensino é de referência. O trabalho de todos os funcionários é muito elogiado e há ainda a sua abrangência para alunos nos diversos bairros próximos ao centro da cidade.

A escola vai funcionar até dezembro e os alunos estão em processo de transferência. Os funcionários seráo relocados para outra unidade de ensino.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A estudante Maria Eduarda, de 13 anos contou que estuda na Escola Estadual Maria Quitéria há dois anos. Moradora do bairro Pampalona ela considerou errado o fechamento da escola e por isso decidiu protestar.

“A gente não concorda com isso e é um absurdo fechar a escola”, frisou.

Também estudante da escola, Geovana Souza tem 13 anos e mora no bairro Tanque da Nação. Ela relatou que seus pais não apoiam o fechamento e a escola tem grande valor histórico.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu sou sétimo ano e agora vou ter que ir para outra escola. Estamos protestando pelo nosso direito. São 101 anos de história, não são 101 dias”, concluiu.

Durante o protesto dos estudantes o trânsito ficou bloqueado na Rua Tertuliano Carneiro e Praça Fróes da Mota.

O Acorda Cidade entrou em contato com a secretaria estadual de Educação, na última quinta-feira (1º), mas até o momento não obteve retorno. Já o diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE) em Feira de Santana, Ivamberg Lima, negou o fechamento das escolas.

Segundo ele, haverá a municipalização de algumas escolas estaduais, como ocorre todos os anos. Ele disse que ainda não tem a informação da quantidade de escolas que passarão para gestão do município e nem o nome delas e que essa informação deverá ser divulgada na próxima quarta-feira (7).

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Leia também: Vereador denuncia possível fechamento de escolas estaduais em Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade