Educação

9 dicas para memorização nos estudos

Recomendações podem ser praticadas em conjunto para criar seu próprio método de estudo.

03/11/2018 às 09h04, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Se você já teve dificuldade de memorizar um conteúdo para uma prova, com certeza terá um desafio maior para um vestibular ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No segundo caso, a pressão pode ser ainda maior, porque o exame é utilizado não só para entrar em universidades públicas e obter financiamento estudantil, mas também para conseguir bolsas de estudo em universidades privadas. Mas não se preocupe: nós vamos ajudar você nessa difícil tarefa.

Cada pessoa tem um método preferido de fixação de conteúdo. Alguns são mais visuais e preferem fazer desenhos e assistir a videoaulas. Outros conseguem absorver a informação apenas por meio da audição. E também existem aqueles que gostam do bom e velho papel e caneta. Para todas essas pessoas existem boas formas de memorizar e absorver o que se aprendeu. A dica é mesclar todos esses métodos de estudo e desenvolver suas próprias práticas de memorização. Confira algumas dicas:


1. Faça uma leitura inteligente

Quando você for ler algum livro ou apostila, certifique-se de que você está concentrado. Você pode fazer uma primeira leitura dinâmica, para absorver as ideias principais do texto e do tema abordado. Depois, releia de forma mais cuidadosa para dar importância às informações mais relevantes. Outra boa dica é ler em voz alta. Esse processo facilita a memorização do conteúdo estudado e é recomendado por muitos especialistas como uma boa prática de aprendizagem.

2. Use marcações e anotações

Se você tiver um texto em papel, uma das técnicas que podem ser utilizadas é fazer marcações nos tópicos principais e em palavras-chave do texto. Dessa forma, você conseguirá encontrar as principais informações em segundos e ter uma melhor memorização do que foi estudado. Outra estratégia é anotar, com as suas próprias palavras, os principais pontos abordados por um capítulo de livro ou texto.

3. Elabore resumos e esquemas

Os resumos estão mais ligados às anotações. Depois de aprender algum assunto, seja presencial, por meio da internet ou com a leitura de textos, você pode escrever tudo o que absorveu do conteúdo. No caso dos esquemas, eles funcionam melhor para as pessoas mais visuais. Gráficos, fluxogramas, mapas mentais: todos esses materiais são importantes para fixar informações a longo prazo e podem ser utilizados para memorizar conteúdos para o Enem.

4. Debates

Uma boa forma de aprender é com a realização de discussões e debates. Você pode fazer isso com seus amigos. Reúna um determinado número de pessoas e peça para cada uma elaborar alguma aula ou uma explicação sobre algum assunto. Ao final, algumas perguntas podem ser feitas tanto para quem ensinou quanto para os outros participantes. Essas perguntas e exposições podem ser poderosas ferramentas para a memorização de conteúdo.

5. Converse consigo mesmo

Calma, eu sei que você pode ter medo de que as pessoas te achem louco. Mas falar em voz alta e com as próprias palavras o que você acabou de aprender ajuda a memorizar as informações. Se você quiser, pode até convidar um amigo para dar uma aula. Diferentemente da aula em grupo, aqui a exposição é muito menor. Se você manja de algum assunto, faça uma exposição verbal da matéria para seu amigo. De quebra, você acaba ajudando as pessoas que possuem dificuldade em alguns temas.

6. Veja videoaulas

Existem diversos canais no YouTube especializados em conteúdo educacional. Seja qual for o assunto, você com certeza vai encontrar um vídeo de um professor com a explicação do conteúdo. Alguns, inclusive, possuem animações e podem ajudar na compreensão da matéria estudada. O próprio YouTube possui um canal destinado ao ensino de matérias do Ensino Médio, chamado de YouTube Edu.

7. Escute podcasts

O podcast é uma mídia extremamente popular nos Estados Unidos e recentemente ganhou grande força no Brasil. Um dos principais divulgadores da mídia no país foi o Spotify. Lá, você encontra diversos programas de áudio de variados assuntos, de ciência a história e política. É um terreno muito rico a ser explorado, principalmente para te ajudar a ficar informado sobre os assuntos mais importantes e ter bons argumentos para a redação do Enem.

8. Compre audiobooks

Essa dica é para aqueles que são auditivos – ou seja, absorvem melhor a informação por meio da audição. Se você curte esse tipo de mídia, vale a pena investir na compra de um livro narrado por uma voz humana. Existem serviços, inclusive, que vendem pacotes de assinatura para acesso a esse tipo de material.

9. Revise

Por fim, e não menos importante, revise. Independentemente do método que você adotar, é fundamental fazer uma revisão do conteúdo aprendido periodicamente. Isso vai fazer com que ele não se perca na memória de curto prazo e seja esquecido. A técnica de revisão também possibilita que você faça conexões entre vários assuntos, o que é importante na hora de fazer um texto dissertativo-argumentativo, por exemplo. Com essas dicas, suas chances de mandar bem no Enem são muito maiores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade