Mundo do Trabalho

5 dicas valiosas para selecionar o melhor gerente de projetos da sua empresa

Veja a seguir cinco competências fundamentais para a seleção de um gerente de processos de sucesso.

04/10/2018 às 08h15, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

*Vanessa Zandonadi

Imagine que você indica um de seus melhores profissionais da área técnica para ser gerente de projetos em uma determinada iniciativa. Ele trabalha na área há dez anos, entende o processo de ponta a ponta e detém todas as informações. Como gestor, você está convicto de que ele saberá conduzir a equipe e garantir o bom andamento do cronograma.

Após um mês, você percebe que o projeto estagnou, as entregas não estão de acordo com as metas traçadas e a responsabilidade pelos problemas, em grande parte, é do gerente de projetos. Em uma reunião de feedback, ele reconhece que não consegue estabelecer relações interpessoais positivas, tampouco soluciona os problemas que aparecem no dia a dia.

A história acima é fictícia, mas pode acontecer em qualquer organização que designa gestores de projetos apenas com base em suas competências técnicas, sem considerar as comportamentais. O conhecimento técnico não é a única característica a ser observada para designar um profissional que vai liderar uma iniciativa.

Veja a seguir cinco competências fundamentais para a seleção de um gerente de processos de sucesso.

1 – Liderança

Um projeto não é composto somente de processos, cronogramas, planilhas ou documentos. Em toda sua vida ele é gerido, planejado e executado por pessoas. Uma das principais atribuições do gerente de projetos é a de formar uma equipe que exerça as atividades do projeto conforme o planejado, além da capacidade de liderar tanto pessoas quanto processos. O bom gerente é capaz de coordenar equipes com destreza, alocando seus recursos na medida da real necessidade.

2 – Comunicação

Uma das principais competências do gerente de projetos é de ser um bom comunicador. É importante que o profissional saiba ouvir (as demandas dos clientes, os problemas da equipe, os direcionamentos corporativos), saiba entender (traduzir as informações dentro do contexto do projeto) e saiba conversar (com o cliente, com a equipe, com a liderança, com fornecedores). A boa comunicação acontece quando o outro, com quem nos relacionamos, compreende o que é dito.

3 – Negociação

Garantir a realização dos objetivos dentro das condições de prazos, custos, qualidade e especificações previstas, é um dos fatores imprescindíveis para o cargo. O profissional deve se concentrar em atender às demandas dos clientes e a lidar com as mudanças ao longo da sua realização. Em inúmeras situações, ele terá que negociar com diferentes stakeholders do projeto para garantir os resultados esperados. Ele também tem o papel de manter a equipe maleável diante das mudanças que o projeto pode sofrer até o final.

4 – Solucionar problemas

O profissional em gerenciamento de projetos deve ser um especialista em “fazer acontecer”. Sua função é viabilizar a transformação de um plano em realidade. Para isso ele precisa liderar pessoas, construir e seguir processos, cumprir cronogramas e assegurar-se sobre as entregas acordadas. Diante de possíveis conflitos, deve utilizar as competências fundamentais de comunicação e negociação para buscar as melhores respostas, que atendam aos objetivos do projeto e às demandas das pessoas envolvidas.

5 – Motivação

Utilizando-se de suas capacidades de liderança e comunicação, ele deve motivar e conquistar sua equipe a cada dia, para que juntos possam contornar situações difíceis, amenizar conflitos, minimizar possíveis desvios e conduzir o projeto ao sucesso. Cabe ao gestor reforçar a importância do trabalho desenvolvido, reconhecer as pessoas que se destacam na equipe e reforçar o valor que a iniciativa tem para a estratégia da empresa. Para isso, é necessário que as metas da equipe estejam alinhadas às premissas definidas inicialmente no escopo e cabe ao gerente utilizar suas habilidades para conseguir que as metas sejam atingidas.

Como no exemplo fictício que usei para abrir o artigo, a maioria das falhas nos projetos está relacionada a fatores comportamentais, o que comprova que um gerente de projeto deve ter, além do perfil técnico, habilidades pessoais que atendam a necessidade exigida pela função.

É percebido que essas competências fundamentais são cada vez mais exigidas e que elas contribuem positivamente para o sucesso dos projetos, além de ser um fator estratégico para as organizações.

*Vanessa Zandonadi é gerente de projetos na Sankhya.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade