Feira de Santana

Professores participam de sessão na Câmara de Vereadores no segundo dia de manifestações

Mais de 400 professores participaram do movimento na Câmara. A categoria iniciou a paralisação das atividades na terça-feira (25).

26/09/2018 às 11h21, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Os professores da rede municipal de ensino acompanharam, na manhã desta quarta-feira (26), a última sessão da semana na Câmara de Vereadores para continuar pressionando o governo municipal a negociar o pagamento do precatório do Fundef à categoria. Também esteve no local o arcebispo metropolitano, Dom Zanone Castro, juntamente com outros representantes da igreja católica, evangélica e do candomblé, em apoio à manifestação.

Mais de 400 professores participaram do movimento na Câmara. De acordo com a professora Marlede Oliveira, todos irão permanecer no local e aguardar a reunião que foi marcada para as 14h30 no gabinete da presidência da Casa, com o presidente José Carneiro, a APLB e o prefeito Colbert Martins.

A categoria iniciou a paralisação das atividades na terça-feira (25) e ocupou o prédio da prefeitura, onde parte do grupo permaneceu até a noite, sem energia elétrica, sem alimentação, água e banheiro.

A diretora da APLB, Marlede Oliveira, reafirmou que 60% do dinheiro do precatório, liberado pelo Fundef, pertence aos professores da rede municipal. Segundo ela, o valor já está na conta da prefeitura.

“Como é que de 97 a 2007 o dinheiro veio a menos para as prefeituras, e agora veio a complementação, e 60% não é nosso? Várias prefeituras estão pagando, por que Colbert não paga? A comunidade precisa ficar atenta ao que é gasto em Feira com a educação. Tem uma escola no Tanque do Urubu chamada Marília Queiroz, que tem quatro salas e está sendo reformada. Vão gastar R$ 700 mil na reforma de uma escola com quatro salas. Isso é um absurdo!”, protestou.

Marlede Oliveira afirmou ainda que ontem (25) o presidente da Câmara de Vereadores, José Carneiro, foi até a prefeitura intermediar a saída dos professores do local e se comprometeu a agendar uma audiência com o prefeito, por isso, todos foram à câmara hoje para aguardar.

O arcebispo Dom Zanone Castro, informou que foi até a Câmara acompanhado dos demais líderes religiosos, para tentar compreender a situação, e espera que todos cheguem a uma solução.

“Estávamos participando de um encontro dos religiosos com os diretores e percebemos que não tinha condições de manter essa reunião de formação, que é constante na Secretaria de Educação. E essa causa dos professores, essa reivindicação, creio que a prefeitura deve abrir o diálogo e é importante o envolvimento de todas as pessoas, pois é um espaço democrático de escuta e de encaminhar a melhor solução. Eu creio que devemos ouvir os professores e seus representantes”, disse.


Leia também:
Prefeitura diz que TCU não permite repasse de 150 milhões de reais dos precatórios para professores 

Sem água e sem luz, professores mantém ocupação no prédio da prefeitura 

Professores ocupam prédio da prefeitura em protesto por recurso do Fundef 

Com informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade