Acorda Cidade - Dilton Coutinho

15 de Dezembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Educação

Todas as notícias
Publicado em 26/09/2018 11h21.

Professores participam de sessão na Câmara de Vereadores no segundo dia de manifestações

Mais de 400 professores participaram do movimento na Câmara. A categoria iniciou a paralisação das atividades na terça-feira (25).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Professores participam de sessão na Câmara de Vereadores no segundo dia de manifestações
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Laiane Cruz

Os professores da rede municipal de ensino acompanharam, na manhã desta quarta-feira (26), a última sessão da semana na Câmara de Vereadores para continuar pressionando o governo municipal a negociar o pagamento do precatório do Fundef à categoria. Também esteve no local o arcebispo metropolitano, Dom Zanone Castro, juntamente com outros representantes da igreja católica, evangélica e do candomblé, em apoio à manifestação.

Mais de 400 professores participaram do movimento na Câmara. De acordo com a professora Marlede Oliveira, todos irão permanecer no local e aguardar a reunião que foi marcada para as 14h30 no gabinete da presidência da Casa, com o presidente José Carneiro, a APLB e o prefeito Colbert Martins.

A categoria iniciou a paralisação das atividades na terça-feira (25) e ocupou o prédio da prefeitura, onde parte do grupo permaneceu até a noite, sem energia elétrica, sem alimentação, água e banheiro.

A diretora da APLB, Marlede Oliveira, reafirmou que 60% do dinheiro do precatório, liberado pelo Fundef, pertence aos professores da rede municipal. Segundo ela, o valor já está na conta da prefeitura.

“Como é que de 97 a 2007 o dinheiro veio a menos para as prefeituras, e agora veio a complementação, e 60% não é nosso? Várias prefeituras estão pagando, por que Colbert não paga? A comunidade precisa ficar atenta ao que é gasto em Feira com a educação. Tem uma escola no Tanque do Urubu chamada Marília Queiroz, que tem quatro salas e está sendo reformada. Vão gastar R$ 700 mil na reforma de uma escola com quatro salas. Isso é um absurdo!”, protestou.

Marlede Oliveira afirmou ainda que ontem (25) o presidente da Câmara de Vereadores, José Carneiro, foi até a prefeitura intermediar a saída dos professores do local e se comprometeu a agendar uma audiência com o prefeito, por isso, todos foram à câmara hoje para aguardar.

O arcebispo Dom Zanone Castro, informou que foi até a Câmara acompanhado dos demais líderes religiosos, para tentar compreender a situação, e espera que todos cheguem a uma solução.

“Estávamos participando de um encontro dos religiosos com os diretores e percebemos que não tinha condições de manter essa reunião de formação, que é constante na Secretaria de Educação. E essa causa dos professores, essa reivindicação, creio que a prefeitura deve abrir o diálogo e é importante o envolvimento de todas as pessoas, pois é um espaço democrático de escuta e de encaminhar a melhor solução. Eu creio que devemos ouvir os professores e seus representantes”, disse.


Leia também:
Prefeitura diz que TCU não permite repasse de 150 milhões de reais dos precatórios para professores 

Sem água e sem luz, professores mantém ocupação no prédio da prefeitura 

Professores ocupam prédio da prefeitura em protesto por recurso do Fundef 

Com informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Secretaria divulga calendário escolar para o ano letivo de 2020
Educação

Secretaria divulga calendário escolar para o ano letivo de 2020

Os Núcleos Territoriais de Educação deverão encaminhar para Superintendência de Planejamento Operacional ...

Selecionados do Partiu Estágio devem se apresentar até 19 de dezembro
Educação

Selecionados do Partiu Estágio devem se apresentar até 19 de dezembro

Convocação foi encaminhada na última sexta-feira (6)

Educação

Confira o resultado da prova de proficiência em português

Exame foi realizado entre 16 e 19 de outubro por 5.250 inscritos em 107 postos, no Brasil e no exterior.

Vídeo

Aluno da UFRB é acusado de racismo por recusar documento de docente negra Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta sexta-feira 13.12:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram