Entrevista

Diretor de negócios explica atuação da Unicred em Feira de Santana

São aproximadamente três mil associados e cinco agências pela Bahia.

13/09/2018 às 11h26, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Milena Brandão 

A Unicred, instituição financeira cooperativista, tem aproximadamente três mil associados e conta com cinco agências em todo o estado e em outubro será aberta uma agência em Salvador. Para falar sobre a atuação da instituição, o diretor de negócios, Renato Paiva, esteve no programa Acorda Cidade. Confira:

Acorda Cidade: O que é a Unicred?

Renato Paiva: Muita gente se confunde, pensa que é banco ou financeira, mas o Banco Central intitula que a Unicred é uma instituição financeira cooperativista. Bancos convencionais são intitulados como instituições financeiras bancárias e a Unicred está no rol de instituição financeira cooperativista e se diferencia por três pontos: primeiro, essas instituições financeiras bancárias são sociedades de capital e as financeiras cooperativistas são sociedades de pessoas; segundo, ao ingressar na Unicred, você se torna associado, dono do negócio e, por último, dentro de um banco convencional os lucros são embolsados pelos acionistas e na Unicred os lucros são rateados entre associados e cooperadores.

AC: Para abrir a conta é necessário comprar uma cota, então?

RP: Nós somos regulamentados pelo Banco Central. Então, você abre uma conta na Unicred, conforme permissão do Banco Central e ao ingressar você compra uma cota capital, que torna você um associado da Unicred e dono da Unicred. 

AC: A divisão de lucros é de acordo com a quantidade de cotas que eu comprei?

RP: Não. Veja só, se um associado entra com uma cota de 1 milhão de reais e outro associado entra com uma cota de 100 reais, os dois tem o mesmo poder de decisão. É justo e democrático. O rateio de sobras é proporcional ao que você movimenta na Unicred durante o exercício, se você deposita, toma empréstimo, compra produtos e serviços, essa quantidade é que vai remunerar o associado no final. 

AC: A Unicred é exclusiva para médicos?

RP: Há anos, médicos pelo Brasil perceberam a forma como os bancos os tratavam e se reuniram para formar uma cooperativa de crédito. Ela foi formada por médicos, no entanto, atinge qualquer segmento. É uma cooperativa aberta por indicação dos médicos fundadores.

AC: Sendo uma cooperativa de crédito, as taxas são menores?

RP: Com certeza. Eu chego no final do exercício e devolvo aquilo que eu chamo de sobra e os bancos chamam de lucro. Pra que eu taxar você de forma exorbitante se no fim eu te devolvo? Não tem porquê.
Nós utilizamos os recursos dos cooperadores poupadores e investimos nos cooperados tomadores, dentro da comunidade de Feira de Santana. Porque muitos bancos pegam o lucro e alocam até mesmo para fora do país. 

AC: Vocês oferecem todos os serviços?

RP: Todos… Oferecemos seguros, consórcios, maquinetas de cartão e muito mais.

AC: Qual é a relação entre Unicred e Unimed?

RP: A Unimed é uma grande parceira nossa porque é uma cooperativa de saúde. A Unimed é uma cliente cooperada associada nossa, embora sejamos de ramos diferentes. Muitos médicos que possuem um convênio com a Unimed recebem suas consultas e remunerações na Unicred.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade