Feira de Santana

Hora do Mamaço sensibiliza a população sobre o direito de amamentar em qualquer lugar

Em Feira de Santana o evento foi realizado pela quarta vez.

18/08/2018 às 18h35, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Foi realizada na manhã deste sábado (18) no Shopping Boulevard em Feira de Santana a “Hora do Mamaço”. O evento reuniu várias mães, profissionais do Banco de Leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos, instituição Grão de Amor – Assistência Especializada Materno-infantil e teve como objetivo de sensibilizar e chamar a atenção da população sobre a importância, todos os benefícios do aleitamento materno e o direito de amamentar em qualquer lugar.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Simone de Carvalho pesquisadora da Unicamp é a idealizadora da Hora do Mamaço. Ela contou que o evento surgiu em 2012, através de uma comunidade de uma rede social que já existia desde 2009 e reunia várias mães que trocavam experiências sobre maternidade e amamentação. Segundo ela, a ideia da Hora do Mamaço aconteceu como forma de sensibilização e já está em sua sétima edição.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente conseguiu implantar essa sensibilização para o ato de amamentar como uma forma natural, sem preconceito e para a qualidade de vida do bebê. Essa relação da amamentação depende da mãe e do bebê  e a gente precisa apoiar as mães. Uma vez que a mãe não se sente apoiada, se sente coagida ou desencorajada quem sai perdendo é sempre o bebê”, comentou.

Para Simone, o preconceito de muitas pessoas em relação a amamentação é relacionado a cultura machista e uma pesquisa feita pela Folha de São Paulo identificou que o maior preconceito sobre essa questão é de mulheres. Ela frisa que esta é uma luta muito grande e que muitas ações ainda precisam ser feitas.

Lorena Viena que psicóloga da instituição Grão de Amor, explicou que algumas mães precisam de assessoria sobre aleitamento e apoio psicológico. A organização em que ela atua sempre está promovendo rodas de conversas, encontros e eventos com a participação das mães e familiares com o objetivo de esclarecer sobre todo o universo do aleitamento materno.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Algumas mães especialmente no puerpério precisam de assistência. Prestamos serviços de fisioterapia, psicologia e assessoria em aleitamento”, relatou.

O banco de leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos é um dos parceiros da Hora do Mamaço desde a primeira edição. A enfermeira Nadja Vieira explicou que o evento aconteceu em Feira de Santana pela quarta vez e o banco de leite tem um trabalho focado em mostrar a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e a preconização até os dois anos de idade pelo Ministério da Saúde.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O banco de leite presta orientação e sensibilização para as mães que têm dificuldade de amamentar. Mães que são pacientes e saem do hospital e também mães de toda a comunidade. A única coisa que impede a amamentação é a mãe que é soropositivo. As mães que tem dificuldades podem procurar o o serviço especializado para o atendimento, além do apoio da família para que possa ter tranquilidade em amamentar o bebê”, concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade