Feira de Santana

Estado e município fazem vistoria em obras do teatro do Centro de Convenções

Segundo Zé Neto o governo do estado vai entrar com recursos para fazer um convênio com a prefeitura e finalizar a obra.

25/05/2018 às 10h53, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O deputado estadual Zé Neto (PT) realizou, na quinta-feira (24), uma vistoria no espaço do teatro do Centro de Convenções de Feira de Santana. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, e de uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O objetivo da visita foi avançar com o planejamento e fazer novas intervenções no equipamento público.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Zé Neto o governo do estado vai entrar com recursos para fazer um convênio com a prefeitura e finalizar a obra. Ele disse que já existe muita coisa montada e duas etapas estão prontas. Faltam as obras da última etapa que será a parte cênica, dos estofados, poltronas, acabamentos diversos, acústica, parte cênica e outros detalhes.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Quando a gente fala de centro de convenções, nós estamos falando do teatro. A a outra parte de fora, o projeto anterior tinha outra dimensão, outras estruturas. Agora a gente tem uma cobertura para ser feita lateralmente e deixar dois espaços cobertos com paisagismo todo pronto. Estivemos com as arquitetas da Conder, Edson Borges esteve aqui com o pessoal da prefeitura, com o pessoal da cultura, do setor empresarial. Eu acho que é esse o caminho que a gente tem que perseguir. Estou feliz porque é um problema que a gente vem enfrentando há muitos anos. Mesmo antes do governo Wagner. Quando chegamos ao governo Wagner nós já tínhamos um problema que era um débito do governo anterior com o centro de convenções que já se encontrava parado. Depois foi para a justiça, passaram-se quase quatro anos, conseguimos pagar mais ou menos metade do que tava posto inicialmente e depois retomamos. Fizemos um projeto de atualização da parte de segurança e algumas outras situações”, explicou.

O deputado acrescentou que a ideia agora é olhar para frente e concluir o Centro de Convenções. A prefeitura está providenciando a parte técnica de licitação de recursos para fazer um convênio e acelerar o processo.

“Trazer para Feira um equipamento importantíssimo. São 720 lugares com espaço para ensaios, espaços para reuniões. Tenho certeza que a cidade terá um ganho extraordinário”, comentou o deputado.

O secretário de cultura esporte e lazer Edson Borges afirmou que o convênio prevê o repasse de recursos do governo do estado para a prefeitura. Esses recursos concluiriam completamente o teatro e fariam uma obra parcial no centro de convenções.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Seria concluir o teatro e cobrir completamente o centro de convenções, fazer um piso muito bem feito e aí nós teríamos um espaço livre para eventos. Uma área livre e coberta para fazer vários eventos essa é a proposta do governo do estado. Para isso teria que ser feito um convênio com a prefeitura e teria que ser tudo muito acelerado porque o início da liberação do dinheiro teria que acontecer antes do dia 6 de julho que há uma questão de lei eleitoral porque senão o ano será repassado. A Conder hoje estima que para realizar essas obras aqui seriam necessários 20 milhões de reais”, salientou.

A produtora do teatro Sandra Santos frisou que os teatros em Feira de Santana são pequenos e comportam em média 250 a 300 pessoas. O maior é o do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAM) que tem capacidade para até 500 pessoas com cadeiras extras. No entanto, há espetáculos que só vem para a cidade com a existência de teatros maiores.

“O espetáculo da atriz Cláudia Raia, por exemplo, é um espetáculo grande. Há espetáculos de dança, sapateado, teatro que precisam de 700 a 1.000 lugares para acomodar o público”, concluiu.

O teatro do Centro de Convenções será um espaço adequado para receber grandes espetáculos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade