Solidariedade

60 bolsas de sangue foram coletas no primeiro dia de campanha no estacionamento da prefeitura

Para doar sangue a pessoa precisa estar em boas condições de saúde e ter idade entre 16 e 69 anos.

23/05/2018 às 11h31, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Acontece até quinta-feira (24), no estacionamento da prefeitura de Feira de Santana uma campanha de doação de sangue de iniciativa da Pastoral da Saúde da Igreja Senhor dos Passos. A ação também tem a parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)  e só na terça-feira (22), primeiro dia de campanha foram coletadas 60 bolsas de sangue.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A enfermeira Ana Verena Argolo relatou que a população tem sido bastante participativa na campanha e um balanço do primeiro dia contabilizou 116 candidatos para doação. Sendo que 65 foram aptos e 51 considerados inaptos. Houve ainda 37 cadastros de medula óssea. A expectativa segundo ela, é coletar a mesma média de bolsas ou até superá-la até o encerramento da campanha na quinta-feira.

“Todos os anos estamos aqui e a gente procura que a população compareça ao estacionamento que é um local acessível para todos. A gente conta com a colaboração da comunidade para que venha fazer a sua doação. Estamos com um déficit e o nosso estoque está bastante baixo. A gente tem pedido a comunidade que compareça e que venha prestar a sua solidariedade para com o próximo. O São João se aproxima e há uma necessidade maior de sangue”, frisou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo a enfermeira para doar sangue a pessoa precisa estar em boas condições de saúde e ter idade entre 16 e 69 anos. Se for menor entre 16 e 17 anos deve ir em companhia de um responsável legal. Os candidatos devem portar documento de identidade oficial com foto e estar bem alimentados. Terem dormido no mínimo seis horas e pesar acima de 50 Kg. O posto de coleta funciona das 8h às 17h.

Ana Verena afirmou que é preciso que a população se mobilize para o ato de solidariedade de doar sangue, principalmente porque o banco de sangue de Feira de Santana atende toda a região circunvizinha.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade