Saúde

Dia Mundial da Voz: médicos orientam sobre vilões e os cuidados necessários

Para evitar grande parte dos problemas que acometem a laringe e as cordas vocais, é importante hidrata-las.

16/04/2018 às 10h34, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Milena Brandão

Hoje, 16 de abril, é o Dia Mundial da Voz. Em mais de 70 países são realizadas ações para conscientização e cuidado com a voz. Em Feira de Santana, a programação acontece até o dia 20, no Shopping Boulevard e na Clínica MultiClin, com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.

Nesta segunda-feira (16) serão realizadas atividades de esclarecimento educacional no Shopping Boulevard, com stands e demonstrações. Entre terça e sexta-feira, pacientes com rouquidão terão atendimento na MultiClin (na Rua Barão do Cotejipe – Centro, próximo à Clínica Otorrinos) onde será realizada a videolaringoscopia, um exame que permite o diagnóstico precoce de lesões iniciais nas pregas vocais.

A otorrinolaringologia e a fonoaudiologia caminham em conjunto

Em entrevista ao programa Acorda Cidade, o otorrinolaringologista, especialista em voz, Paulo Perazzo e a fonoaudióloga Anaildes Queiroz explicaram como funciona esse trabalho. “Antes de passar pelo fonoaudiólogo, é essencial conhecer a laringe do paciente. Então ele passa primeiro pelo otorrino, faz uma avaliação anatômica para ver se tem alguma alteração e o otorrino encaminha para a fonoterapia”, explica Anaildes Queiroz.

Problemas na voz

Dos inimigos da voz, o cigarro, alteração do tom da voz (gritos) e o gelo estão entre os primeiros. “O cigarro é o maior inimigo da voz, destrói todo o epitélio, as células. Além do grande risco câncer de laringe”, completa Dr. Paulo Perazzo.

O pigarro é uma queixa comum dos pacientes. De acordo com Paulo Perazzo, o pigarro é o muco que fica entre as cordas vocais e o ato de pigarrear é como “bater uma corda vocal contra outra”, bastante prejudicial às cordas, inclusive. “Vibrar a língua ou os lábios é a melhor solução porque suaviza as cordas vocais”, sugere a fonoaudióloga Anaildes Queiroz.

Rouquidão, cansaço na fala, fala rápida ou devagar e voz sem projeção também são reclamações de pacientes. Nesse caso, a orientação é procurar um profissional.

Santo remédio

Para evitar grande parte dos problemas que acometem a laringe e as cordas vocais, é importante hidrata-las. Nesse caso, o maior aliado da voz é a água. Responsável pela hidratação, a água estimula a produção de muco fluido (saliva) que lubrifica as cordas vocais. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade